DILOG

Sobre a Infraestrutura

1. O que é o Palácio do Planalto? 

O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo Federal, projetado por Oscar Niemeyer. Foi inaugurado junto com a cidade de Brasília, no dia 21 de abril de 1960, pelo então Presidente Juscelino Kubitschek. Está situado na Praça dos Três Poderes e foi um dos primeiros edifícios construídos na nova capital.

 

2. O que é o Palácio da Alvorada?

O Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente da República, uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico brasileiro e o primeiro prédio construído em alvenaria na nova capital. Projetado por Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 30 de junho de 1958 e está localizado numa península que divide o Lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte.

 

3. O que é o Palácio do Jaburu?

O Palácio do Jaburu foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para ser residência oficial do Vice-Presidente da República. Está localizado ao longo da Via Presidencial, entre os Palácios do Planalto e Alvorada, e foi projetado em 1973, e ocupado em 1977. Seu jardim foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx. 

 

4. Qual a dimensão dos palácios?

Palácio do Jaburu – área total de 190 mil metros quadrados, sendo 4.283 metros quadrados de área construída. 

Palácio da Alvorada – área total de 400 mil metros quadrados, sendo 7.300 metros quadrados de área construída.

Palácio do Planalto - quatro pavimentos com área total de 36 mil metros quadrados e quatro anexos.

Granja do Torto - área total de 759 mil metros quadrados, sendo 1000 metros quadrados de área construída.

 

5. O cidadão pode visitar os Palácios? Como proceder?

Sim, através do programa de visitação pública, da seguinte forma: 

Palácio do Planalto

Visitação Agendada: De segunda-feira a sexta-feira, no horário do expediente, são atendidas solicitações de autoridades da Presidência da República, Parlamentares e grupos de estudantes. 

Visitação Pública: Domingos - 09h30 às 14h30.

Visitação Escolar: Destinadas às crianças da Rede Pública e Rede Privada de ensino do Distrito Federal que estejam cursando os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Horários: 

Terças-feiras - manhã / quintas-feiras - manhã e tarde / sextas-feiras – tarde.

Manhã – 09h30 / Tarde – 14h30.

Palácio da Alvorada

Visitação Escolar: Terças-feiras – 15h às 17h.

Visitação Pública: Quartas-feiras – 15h às 17h30.

 

6. A Granja do Torto faz parte da Presidência da República?

A Granja do Torto é uma das residências oficiais da Presidência da República. A propriedade tem características de casa de campo e por isto, situa-se nos arredores do Plano Piloto. Seu nome está relacionado à sua localização, na Fazenda do Riacho Torto, em Brasília. São 37 hectares, incluem lago e córregos artificiais, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, churrasqueira, heliponto e uma área de mata nativa. 

 

7. Existem restaurantes na Presidência da República?

Existem três restaurantes localizados no Anexo IV do Palácio do Planalto. São dois restaurantes destinados aos servidores da PR e um restaurante, que é custeado pela PR, destinado ao atendimento da Segurança Presidencial. 

 

Sobre compras 

8. Como são feitas as aquisições na Presidência?

As contratações de bens e serviços são realizadas por meio de licitação, nas modalidades de Pregão Eletrônico e Concorrência e, excepcionalmente, por aquisição direta, de acordo com a Lei nº 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, e também, a Lei nº 10.520/2002, que institui a modalidade de Pregão para a aquisição de bens e serviços comuns.

 

9. Quais os tipos de contratos que a Presidência possui atualmente?

Contratos de Prestação de Serviços, tais como, limpeza e conservação, copeiragem, telefonia, reprografia, energia elétrica, fornecimento de água; contratos de aquisições de materiais diversos de consumo, como água mineral, papel, pastas, canetas, grampeadores, cartuchos de impressoras;  contratos de manutenção de máquinas e equipamentos diversos, como ar condicionado, elevadores, veículos; e contratos de manutenção obras e serviços de engenharia.

 

Sobre transporte

10.A quem se destina o uso do transporte institucional na Presidência da República?

O transporte institucional é destinado aos ocupantes de cargo de Natureza Especial; de Direção e Assessoramento Superior (DAS nível 6) ou equivalente; Chefes de Gabinete de Ministro; Titulares dos órgãos essenciais da Presidência da República; Autoridades equiparadas a Ministro de Estado no desempenho ou exercício das suas funções, bem como dos servidores da Presidência no exercício de suas atividades.