Você está aqui: Página Inicial > Iniciativas > Juventude > Secretaria Nacional de Juventude
conteúdo

Secretaria Nacional de Juventude

Vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) tem a tarefa de coordenar, integrar e articular as políticas de juventude, além de promover programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados para o segmento juvenil.

Nesse momento, em que o Brasil passa por um virtuoso crescimento econômico e registra a maior população jovem da sua história, com 50 milhões de pessoas de 15 a 29 anos, um dos principais desafios da Secretaria é criar e articular mecanismos que garantam a participação efetiva da juventude no projeto de desenvolvimento sustentável e solidário do país.

Com o aumento da capacidade de coordenação das Políticas de Juventude pela SNJ foi possível construir, pela primeira vez, um programa específico para integrar as políticas de juventude no Plano Plurianual 2012-2015 (PPA) do governo federal, denominado Autonomia e Emancipação da Juventude. O Programa conta com objetivos e iniciativas sob a responsabilidade de diversos órgãos de governo com previsão de metas relacionadas ao aprimoramento das políticas para a juventude.

Os avanços no campo das políticas públicas de juventude no Brasil vêm demonstrando a mobilização dos jovens para assuntos de interesse coletivo e pautas comuns aos diversos segmentos juvenis, contemplando temas como educação, saúde, mobilidade, entre outros.

Os esforços da juventude em demonstrar sua necessidade de mudanças estruturais na sociedade reforçam  o papel da Secretaria  em fortalecer cada vez mais as Políticas Públicas de Juventude, para que se tornem uma política de Estado.

Nesse sentido, é importante destacar o Estatuto da Juventude, aprovado em  agosto de 2013, que representa uma das maiores conquistas do segmento. O documento, que tramitou por quase 10 anos na Câmara Federal, agora é uma realidade na conquista de mais direitos para os jovens brasileiros.

 

Acesse: