Você está aqui: Página Inicial > Iniciativas > Pró-Catador > Prêmio Cidade Pró-Catador > Edições anteriores

Edições anteriores

Prêmio Cidade Pró-Catador 2014

As iniciativas vencedoras da segunda edição do Prêmio Cidade Pró-Catador, promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, receberam no dia 3 de dezembro de 2014, em São Paulo, os troféus das mãos da presidenta Dilma Rousseff, dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e do presidente da Fundação Banco do Brasil, José Caetano Minchilo.

A solenidade aconteceu durante a cerimônia de celebração do Natal Solidário dos Catadores e da População em Situação de Rua que reuniu cerca de 2 mil pessoas ligadas ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e ao Movimento Nacional da População em Situação de Rua.

Nesta edição, as prefeituras de Londrina (Paraná), Manhumirim e Brazópolis (Minas Gerais) e Santa Cruz do Sul (Rio Grande do Sul) foram vencedoras, cada uma representando uma categoria estabelecida em função do número de habitantes.

Além do reconhecimento público, cada iniciativa municipal terá um projeto conjunto entre prefeitura e cooperativa(s)/associações de catadores no valor de até R$ 120 mil financiado pela Fundação Banco do Brasil. O objetivo do Prêmio é valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para a inclusão de catadores de materiais recicláveis.


Prêmio Cidade Pró-Catador 2013

A primeira edição do Prêmio Cidade Pró-Catador foi lançada em setembro de 2013 e contou com inscrição de 63 municípios, dos quais 10 foram selecionados na primeira etapa. As iniciativas foram avaliadas in loco pela comissão de técnicos do governo federal, que escolheram as quatro que mais se destacam no desenvolvimento de políticas públicas junto aos catadores de materiais recicláveis.

Os critérios utilizados para a seleção foram a inclusão socioeconômica dos catadores, sustentabilidade, caráter inovador, replicabilidade, impacto no público-alvo, integração com outras políticas, participação da comunidade, existência de parcerias e escopo do projeto.

A cerimônia de entrega do Prêmio Cidade Pró-Catador aos prefeitos e catadores dos municípios vencedores ocorreu na quarta edição do Natal dos Catadores, na ExpoCatadores, em 19/12/2013 em São Paulo. Os municípios vencedores foram Arroio Grande (RS), Bonito de Santa Fé (PB), Crateús (CE) e Ourinhos (SP).