Você está aqui: Página Inicial > Iniciativas > Pró-Catador

O Pró-Catador 

O programa tem como objetivo integrar e articular as ações do governo federal voltadas ao apoio e ao fomento à organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Ao mesmo tempo, visa melhorar as condições de trabalho desses profissionais, ampliando as oportunidades de inclusão social e econômica e expandindo a coleta seletiva de resíduos sólidos, a reutilização e a reciclagem.

O programa prevê ações nas áreas de capacitação, formação, assessoria técnica, incubação de cooperativas e empreendimentos sociais solidários, pesquisas e estudos sobre o ciclo de vida dos produtos e a responsabilidade compartilhada, aquisição de equipamentos, máquinas e veículos, implantação e adaptação de infraestrutura física e a organização de redes de comercialização e cadeias produtivas integradas por cooperativas e associações de trabalhadores.

Você pode ler algumas publicações relacionadas ao prêmio clicando aqui. Para assistir algumas reportagens sobre a premiação, acesse esta galeria de vídeos.


Prêmio Cidade Pró-Catador

Instituído em 2013, o Prêmio Cidade Pró-Catador tem o objetivo de reconhecer boas práticas dos municípios voltadas para a inclusão social e econômica de catadores de materiais recicláveis na implantação da coleta seletiva.

Nas duas edições do prêmio (2013 e 2014)foram escolhidas quatro iniciativas de municípios que se destacam no desenvolvimento de políticas públicas junto aos catadores.

A premiação foi realizada pela extinta Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Fundação Banco do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.