Você está aqui: Página Inicial > Menu de Relevância > Cúpula Social do Mercosul 2015

18ª Cúpula Social do Mercosul se encerra com leitura de Declaração e pedidos por mais integração

Por mais participação social, mais direitos e mais integração, representantes de movimentos sociais e populares do Mercosul e de Estados associados elaboraram nesta quinta-feira (16/07) a Declaração Final que encerrou a 18ª edição da Cúpula Social do Mercosul, realizada em Brasília, desde o dia 14 de julho.

Notícias

Painel da Cúpula Social do Mercosul debate políticas públicas para fortalecer redes de comunicação no bloco

Painel da Cúpula Social do Mercosul debate políticas públicas para fortalecer redes de comunicação no bloco

No segundo painel do eixo “Mais Participação”, da 18ª Cúpula Social do Mercosul, representantes do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela debateram nesta quarta-feira (15/07), propostas para fortalecer redes de comunicação popular nos países-membro do Mercosul.

"Todos os direitos para todos os imigrantes. Nenhum ser humano é ilegal!”

"Todos os direitos para todos os imigrantes. Nenhum ser humano é ilegal!”

Com esta declaração, Valeria Chiavetta, da Associação Ecumênica da Argentina, expressou a busca por mais direitos, consenso entre os povos que compõem o Mercosul. A afirmação foi feita no painel sobre livre circulação e participação social, realizado nesta quarta-feira (15/07), durante a 18ª edição da Cúpula Social do Mercosul, em Brasília.

Eixo 2: Mais Direitos – Painel III: Igualdade, Direito e Participação das Mulheres no Mercosul

Eixo 2: Mais Direitos – Painel III: Igualdade, Direito e Participação das Mulheres no Mercosul

“Queremos que o Mercosul assuma um observatório do mundo do trabalho com um recorte para a mulher trabalhadora. Vamos propor ao bloco uma campanha na região pelo salário igual para trabalho igual”, conclamou Márcia Campos, presidente da Federação Democrática Internacional da Mulher, na abertura do Painel “Igualdade, Direito e Participação das Mulheres no Mercosul”.

Cúpula Social do Mercosul – Brasília 14, 15 e 16 de julho

O Brasil sediará a 18ª edição da Cúpula Social do Mercosul, que será realizada em Brasília, nos dias 14, 15 e 16 de junho de 2015, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. O Brasil já sediou quatro edições desse evento: em 2006 (Foz do Iguaçu), 2008 (Brasília), 2010 (Salvador) e 2012 (Brasília). Cada um desses eventos contou com a participação de mais de 400 participantes, de toda a região, do Brasil, dos países membros e dos países em processo de adesão.

Mesa: Articulação e coordenação dos países do Mercosul na agenda pós-2015

A agenda pós-2015, que inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que devem guiar o desenvolvimento global depois do fim do prazo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), e apropriação dessa agenda pelos países do Mercosul foi tema de mesa especial, no último dia da 18ª Cúpula Social do Mercosul, realizada em Brasília, de 14 a 16 de julho.

Eixo 2: Mais Direitos – Painel I: Nova Declaração Sócio-Laboral do Mercosul

A atualização da Declaração Sócio-Laboral do Mercosul, que completa 17 anos em 2015, foi o tema do Painel I do Eixo “Mais Direitos”, no segundo dia da 18ª Cúpula Social do Mercosul, que acontece em Brasília, de 14 a 16 de julho. A Declaração de 1998 possuía 25 artigos e a atualização desta, com 34 artigos, será assinada nesta sexta-feira (17/07) pelos presidentes dos Estados-Parte do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela).

Eixo 2: Mais Direitos – Painel II: Diretrizes de Educação e Cultura em Direitos Humanos para o Mercosul

Eixo 2: Mais Direitos – Painel II: Diretrizes de Educação e Cultura em Direitos Humanos para o Mercosul

Após três anos de construção, com contribuições da sociedade civil e de alguns Estados-Parte que compõem o Mercosul, foi aprovada na Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul (RAADH) no dia 6 de julho último, em Brasília, as Diretrizes Regionais de Educação e Cultura do Mercosul.

Cúpula Social debate integração e mais participação no Mercosul

Cúpula Social debate integração e mais participação no Mercosul

Avanços e limites do processo de integração e a ampliação da participação social foram os principais temas dos eixos "Mais Integração" e "Mais Participação", no primeiro dia de debate da 18ª edição da Cúpula Social do Mercosul, realizado nesta quarta-feira (15/07), em Brasília.

Começa em Brasília a 18ª Cúpula Social do Mercosul

Começa em Brasília a 18ª Cúpula Social do Mercosul

Por um Mercosul mais integrado, participativo e ativo começou nesta terça-feira (14/07) a 18ª Cúpula Social do Mercosul, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Esta edição da Cúpula encerra a presidência Pro Tempore do Brasil no Mercosul, e tem por tema “Avançar no Mercosul com mais integração, mais direitos e mais participação”.

Brasília recebe Mostra de Filmes durante a 18ª Cúpula Social do Mercosul

Na semana da 18ª edição da Cúpula Social do Mercosul, Brasília recebe, de 15 a 19 de julho, a I Mostra de Filmes do Mercosul, que homenageará o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano. A mostra exibirá no Cine Brasília curtas e longas-metragens produzidos no Brasil, Uruguai, Paraguai e na Venezuela.

Cúpula Social do Mercosul terá cobertura colaborativa

A 18ª Edição da Cúpula Social do Mercosul, que será realizada em Brasília, nos dias 14,15 e 16 de julho, terá cobertura colaborativa com a sociedade civil e participantes interessados. O evento traz como tema “Avançar no Mercosul com mais Integração, mais Direitos, mais Participação”.

Agenda Cultural traz música e arte para Cúpula Social do Mercosul

A diversidade da música brasileira será apresentada na 18ª Cúpula Social do Mercosul, que acontece em Brasília, de 14 a 16 de julho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. O grupo de samba Filhos de Dona Maria, a Sonora Tropicante e Dudu Maia Quarteto estão entre as atrações dos três dias de evento.

Programa Mercosul Social e Participativo

O Programa Mercosul Social e Participativo (PSMP), criado pelo Decreto nº 6.594, de 6 de outubro de 2008, reúne diversas representações da sociedade civil para discutir medidas de governo e os desafios da integração juntamente com funcionários do governo federal.

Mensagem da comissão organizadora

Gostaríamos de dar as boas-vindas a todos as companheiras e os companheiros das organizações da sociedade civil do Mercosul!