Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Fevereiro
conteúdo

Fevereiro

Encontro Nacional propõe curso de capacitação

Aperfeiçoar o processo de implementação das políticas públicas de juventude. Esse foi o principal objetivo do Encontro Nacional de Gestores de Juventude, que reuniu mais de 240 participantes em Brasília. O evento é resultado de um ano de diálogo institucional entre a Secretaria Nacional de Juventude e os gestores nos estados e municípios, processo em que se foi "escutando" as demandas e se construindo um quadro da situação destes gestores nos governos locais. A idéia era identificar quais as deficiências e quais as potencialidades destes atores, fundamentais na implementação de ações e políticas abrangentes.

Brasil amplia diálogo internacional e propõe adesão à Organização Iberoamericana de Juventude (OIJ)

O governo federal quer ampliar o diálogo internacional na área de juventude. Nesta segunda-feira (05/02), o ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, assina proposta de adesão do Brasil como membro pleno na Organização Iberoamericana de Juventude (OIJ). O evento, que será realizado às 16h no Salão Oval da Presidência da República, também contará com a presença do secretário-geral da OIJ, Eugenio Ravinet, e do secretário nacional de Juventude, Beto Cury.

Estudantes lançam manifesto à retomada da antiga sede da UNE e UBES

Mais de 150 estudantes realizaram ontem, na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, um ato político de apoio à retomada do terreno da antiga sede da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). O manifesto "UNE e UBES de volta pra casa" já conta com a assinatura de mais de 50 personalidades políticas e artísticas como o arquiteto Oscar Niemeyer, os músicos Chico Buarque, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Carlos Lyra e Marcelo Yuka, os ministros Orlando Silva (Esporte) , Tarso Genro (Relações Internacionais) e Gilberto Gil (Cultura) , o prefeito do Rio, César Maia, o escritor Arthur Poerner e os cineastas Silvio Tendler e Vladimir Carvalho.

Para Conjuve, redução da idade penal não coíbe crime organizado

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) divulgou hoje nota oficial contrária à redução da idade penal. Para o conselho, formado por 60 representantes do poder público e da sociedade civil, o ingresso antecipado do adolescente com 16 anos ou menos no sistema penal brasileiro expõe os mesmos a mecanismos reprodutores da violência, aumentando as chances de reincidência.

Ministro Dulci entrega proposta de adesão brasileira à OIJ

O ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, assinou nesta segunda-feira (5) proposta de adesão do Brasil como membro pleno na Organização Iberoamericana de Juventude (OIJ). O evento, realizado no Salão Oval do Palácio do Planalto, contou com a presença do secretário-geral da OIJ, Eugenio Ravinet, e do secretário nacional de Juventude, Beto Cury.

Gestores de Juventude debatem desafios das políticas públicas

Discutir os desafios e o futuro das políticas públicas de juventude é a principal missão dos 150 gestores que participam hoje do Encontro Nacional de Gestores de Políticas Públicas de Juventude. O evento acontece em Brasília, no Torre Palace Hotel. Durante a mesa de abertura, o secretário nacional de Juventude, Beto Cury, falou da importância da realização de cursos de capacitação e da consolidação de uma cultura juvenil. Ainda participaram do debate, a representante do Banco Mundial, Zezé Weiss, e o secretário-geral da Organização Iberoamericana de Juventude (OIJ), Eugenio Ravinet.

Gestores de Juventude se reúnem para discutir políticas públicas juvenis

Cerca de 150 gestores de juventude estarão reunidos a partir da próxima segunda-feira (05/02), em Brasília (DF), para a realização do Encontro Nacional de Gestores de Políticas Públicas de Juventude. O evento é organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e conta com o apoio do Banco Mundial e do Governo do Distrito Federal. A abertura acontece nesta segunda, às 19h, no auditório do Anexo do Palácio do Planalto, e terá a presença do ministro Luiz Dulci e do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. As demais atividades do encontro serão realizadas no Torre Palace Hotel, no Setor Hoteleiro Norte.

Secretaria Nacional de Juventude comemora dois anos de trabalho

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) comemora hoje dois anos de trabalho para assegurar direitos e oportunidades aos jovens. Em fevereiro de 2005, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou medida provisória criando a Secretaria, o Conselho Nacional de Juventude e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). As três iniciativas, que foram aprovadas por consenso no Congresso Nacional, representam um marco na implementação de uma nova política de juventude.

ProJovem realiza 1ª Oficina de Gestão Pedagógica

A coordenação nacional do ProJovem iniciou hoje (13) as atividades da 1ª Oficina de Gestão Pedagógica do programa. O evento, que conta com a participação de cerca de 75 gestores municipais, está sendo realizado até quinta-feira (15) em Brasília e pretende debater a integração das dimensões do projeto pedagógico e estratégias do ProJovem para assegurar a aprendizagem e permanência do aluno.

Encontro Nacional reúne mais de 150 gestores de juventude

Mais de 150 gestores de juventude participaram hoje (5), em Brasília (DF), da abertura do Encontro Nacional de Gestores de Políticas Públicas de Juventude. O evento, que se encerra na quarta-feira (7), é organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e conta com o apoio do Banco Mundial e do Governo do Distrito Federal. A abertura contou com a presença do secretário nacional de Juventude, Beto Cury, do secretário-geral da Organização Iberoamericana de Juventude, Eugenio Ravinet, do secretário-adjunto de Justiça e Cidadania do GDF, Paulo Castro, além de parlamentares, prefeitos, gestores e representantes da sociedade civil.