Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Fevereiro
conteúdo

Fevereiro

Organismos de Juventude do Brasil e Chile firmam Declaração Conjunta

O secretário nacional de Juventude, Beto Cury, e o presidente do Instituto Nacional de Juventude do Chile (INJUV), Juan Eduardo Faúndez, assinaram, nesta quinta-feira (28/2), uma declaração conjunta na área de políticas públicas para a juventude. O documento é resultado da visita da delegação chilena, que veio ao País para conhecer a experiência do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem. A delegação permaneceu dois dias em Brasília, onde se reuniu com representantes da Secretaria Nacional de Juventude e a Coordenação Nacional do Projovem, além de visitar a Câmara dos Deputados, onde foi saudada pelo presidente da Casa, Arlindo Chinaglia.

MDS inicia seminário para capacitação de técnicos que vão atuar no Projovem Adolescente

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) iniciou nesta quarta-feira (13/2), o seminário nacional para capacitação dos técnicos que vão atuar como multiplicadores do Projovem Adolescente. O Programa destina-se jovens de 15 a 17 anos, que vivem em situação de risco social ou integram o Bolsa Família. O Projovem Adolescente é uma reformulação do antigo Agente Jovem e passa a integrar o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), que surgiu da unificação dos programas Agente Jovem, Saberes da Terra, Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. Lançado em setembro de 2007, o novo Projovem entrará em vigor este ano, passando a atuar nas modalidades Adolescente, Urbano, Campo e Trabalhador. A abertura do seminário contou com a participação do ministro Patrus Ananias e do secretário nacional de juventude, Beto Cury.

Conjuve empossa novos conselheiros para o biênio 2008/2009

Os novos membros do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) tomaram posse na última segunda-feira (18/2), durante cerimônia no Palácio do Planalto. O colegiado é composto por 60 integrantes, sendo 40 representantes da sociedade civil e 20 do governo, eleitos em assembléia para um mandato de dois anos. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, e o secretário nacional de juventude, Beto Cury, estiveram no evento, que se estende até quarta-feira (20/2), com a eleição do presidente e vice-presidente do Conselho.

Ministro Dulci participa de lançamento de mecanismo que coíbe discriminação nos contratos do BNDES

Brasília, 15/02/2008 – O ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, participou nesta sexta-feira (15), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, do lançamento da chamada “Cláusula Social, mecanismo que explicita nos contratos do BNDES com seus clientes o veto à discriminação de raça ou de gênero, ao trabalho infantil e ao trabalho escravo.

Representantes de comunidades tradicionais discutem suas demandas para as políticas públicas de juventude

Brasília, 27/02/08 - Entre 29 de fevereiro e 2 de março, cerca de 70 jovens representantes de diversos povos e comunidades tradicionais estarão reunidos no Hotel Eron, no Setor Hoteleiro Norte, em Brasília, para discutir as demandas relacionadas ao tema juventude.O evento, que ganhou o nome de Consulta Nacional aos Povos e Comunidades Tradicionais, é uma das etapas preparatórias da 1a Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. A abertura oficial do evento será na sexta-feira (29/2) às 19h.

Correios lançam selo temático sobre a Conferência Nacional de Juventude

Brasília, 27/02/08 - Nesta quarta-feira, (27/2), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) colocou em circulação um selo sobre a 1ª Conferência Nacional de Juventude, que será realizada em Brasília no período de 27 a 30 de abril. Sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o evento está promovendo um amplo debate com a sociedade civil, sobretudo os jovens, com o objetivo de consolidar a Política Nacional de Juventude.

Mensagem do Governo ao Congresso pede ratificação de convenções da OIT e atende reivindicação histórica dos trabalhadores

Brasília, 14/02/1008 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional, nesta quinta-feira (14), mensagem em que solicita a ratificação das Convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A cerimônia de assinatura da mensagem, no Palácio do Planalto, contou com a presença das lideranças de todas as centrais sindicais do país – Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), União Geral de Trabalhadores, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e Central dos Trabalhadores do Brasil.

Prêmio ODM Brasil 2007 contempla temas diversos na fase semifinal

Brasília, 27/02/2008 – O Prêmio ODM Brasil 2007, que contemplará programas, ações e projetos que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, chegou à fase semifinal, com 42 práticas avaliadas. Os temas contemplados vão desde a eficiência de fogões, até o combate à violência contra a mulher, passando pela inclusão digital, fortalecimento da agricultura familiar, saneamento básico, preservação ambiental, uso de energia solar e educação.

Delegação chilena vem ao Brasil para conhecer o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem)

Nesta quarta e quinta-feira (27 e 28/2), a Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, recebe uma delegação do governo chileno que veio ao Brasil para conhecer o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) e outras iniciativas brasileiras voltadas para esse público. A delegação é composta pelo diretor do Instituto Nacional de Juventude, Juan Eduardo Faúndez, e dirigentes jovens de todas organizações políticas daquele país. Na quarta-feira, às 15h, a delegação será recebida pelo secretário nacional de Juventude, Beto Cury, no Palácio do Planalto.

Conjuve elege presidente e vice-presidente na primeira reunião ordinária de 2008

A 12ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) terminou na última quarta-feira (20/2), com a eleição dos conselheiros que vão ocupar os cargos de presidente e vice-presidente no biênio 2008/2009. Para presidente, foi escolhido o secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Danilo Moreira, e para vice-presidente, a representante da entidade de apoio Ação Educativa, Maria Virginia de Freitas (Magi). A última gestão foi presidida pela sociedade civil, tendo o governo na vice-presidência. Danilo Moreira é historiador, foi diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) e participou da elaboração do “Projeto Juventude do Instituto Cidadania. A Magi é socióloga, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e coordena o programa Juventude da Ação Educativa.

Governo de MT convoca jovens para a Conferência Estadual de Juventude

Brasília, 27/02/08 - Após a realização de 18 etapas regionais, o governo de Mato Grosso (MT) convoca os 141 municípios do estado para participar da Conferência Estadual da Juventude, marcada para os dias 28 e 29 de fevereiro, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. A expectativa é de que cerca de 500 pessoas participem da abertura do evento, na quinta-feira (28/2), a partir das 8h. O presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Danilo Moreira, também estará presente na Conferência.

Novos representantes do Conjuve tomam posse em cerimônia no Palácio do Planalto

Os novos representantes do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) tomam posse nesta segunda-feira (18/2), às 14h, no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, e do Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury. Este será o segundo mandato do Conselho e a primeira vez que seus integrantes são eleitos em uma assembléia da sociedade civil. Pela manhã, às 10h30, será apresentada a pesquisa “Juventude e Integração Sul-Americana, realizada pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) em parceria com o Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Polis). O estudo mostra as expectativas dos jovens no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia.

Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, fala sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens à TV RBI

Na próxima segunda-feira (18/2), o programa RBI Notícias veiculará uma entrevista do secretário nacional de juventude, Beto Cury, sobre as políticas públicas voltadas para o segmento e o novo Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), que entrará em vigor este ano com o objetivo de atender 4,2 milhões de jovens até 2010. A TV RBI integra o Grupo Objetivo, de São Paulo, e é transmitido diariamente em Brasília (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).