Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Abril
conteúdo

Abril

Seminário internacional discute cooperação na área de Juventude

Brasília, 28/04/2008 – O ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, participou hoje, no Salão Leste do Palácio do Planalto, da abertura do Seminário Internacional “Desafios e Estratégias para a Cooperação na Temática da Juventude. O evento reuniu representantes de organismos governamentais e entidades da sociedade civil dos países de língua portuguesa – Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Conferência define as 22 prioridades da juventude brasileira

Foram quatro dias de intensos debates, mesclando momentos de seriedade e pura descontração. A primeira Conferência Nacional de Juventude foi um marco no esforço, que une governo e sociedade civil para consolidar a política nacional de juventude e incluir, de forma permanente, o tema na agenda das políticas públicas. Ao final do encontro, foram apresentadas as 22 prioridades dos jovens brasileiros, representados no evento por mais de 2 mil delegados eleitos nas etapas preparatórias, que envolveram mais de 400 mil pessoas em todo o Brasil. Para o secretário nacional de Juventude, Beto Cury, a Conferência foi um exemplo de mobilização e mostrou o interesse da juventude brasileira em participar da vida política do país.

Olinda vai sediar a I Conferência Estadual de Juventude de PE

A cidade de Olinda vai sediar a 1ª Conferência Estadual de Juventude de Pernambuco. O evento será realizado no Centro de Convenções, de 4 a 6 de abril, com a participação de 54 municípios e dos 580 delegados escolhidos nas etapas preparatórias. O encontro, que tem a parceria do governo federal, antecede a I Conferência Nacional de Juventude, agendada para o período de 27 a 30 de abril, em Brasília (DF). O evento contará com a presença do secretário nacional de Juventude, Beto Cury, que logo na abertura falará sobre a política nacional de Juventude, e do presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Danilo Moreira.

Credenciamento de imprensa para cobertura da 1ª Conferência Nacional de Juventude

Os profissionais de imprensa interessados na cobertura da 1ª Conferência Nacional de Juventude, a realizar-se no período de 27 a 30 de abril, no Parque da Cidade, em Brasília (DF), devem encaminhar a solicitação até as 14h da próxima sexta-feira (25/4), para o e-mail: imprensasg@planalto.gov.br ou pelo fax (61) 3411-1257.

Movimento Sindical comemora reconhecimento legal das Centrais

Brasília, 02/04/2008 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, lideranças do movimento sindical para celebrar o reconhecimento legal das centrais sindicais. Estiveram presentes representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST).

Brasília sedia a primeira Conferência Nacional de Juventude

A 1ª Conferência Nacional de Juventude terá início neste domingo (27/4), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). Durante quatro dias, mais de 2 mil delegados estarão discutindo as propostas que foram apresentadas pelos jovens durante as etapas preparatórias, que mobilizaram 406,7 mil pessoas em todo o país. A abertura do evento será no domingo, às 15h, com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a ministra interina do Desenvolvimento Social, Arlete Avelar Sampaio, o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, a Secretária Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire, o Secretário de Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, o Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, entre outras autoridades nacionais e internacionais, como o secretário-geral da Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ), Eugênio Ravinet, e a ministra da Educação, Cultura, Juventude e Desporto de São Tomé e Príncipe, Ruth Leal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve comparecer à Conferência na noite de terça-feira (29/4).

Juventude potiguar se reúne em conferência neste fim-de-semana

Brasília, 10.04.2008 - O Rio Grande do Norte será palco de um grande debate sobre juventude. A partir da próxima sexta-feira (11/04), mais de 1,2 mil jovens e representantes do poder público, eleitos nas etapas preparatórias municipais e regionais, se reunirão na 1ª Conferência Estadual de Juventude. Promovida pelo governo do estado em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude, a conferência terá início às 9h, no CAIC do bairro Lagoa Nova, e término no domingo (13/04).

Câmara aprova MP que reformula o Programa de Inclusão de Jovens

Brasília, 16/04/2008 - O Plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (15/4), por acordo de lideranças, a Medida Provisória 411/07, que reformula o Programa de Inclusão de Jovens - Projovem e amplia os benefícios do Bolsa Família. A MP propõe a unificação de seis programas já existentes - Projovem, Agente Jovem, Saberes da Terra, Consórcio Social da Juventude, Escola de Fábrica e Juventude Cidadã - e eleva a faixa etária dos beneficiários, que era de 15 a 24 anos, para 15 a 29 anos. Com a mudança, o Projovem passa a atuar nas modalidades: Urbano, Adolescente, Campo e Trabalhador, tendo por meta atender até 3,5 milhões de jovens até 2010. Hoje, os seis programas citados atendem, juntos, 467 mil jovens em todo o país. Para o secretário nacional de Juventude, Beto Cury, os parlamentares demonstraram o seu compromisso republicano com a aprovação da proposta, que segue agora para apreciação do Senado Federal.

Contag entrega pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil/2008 ao presidente Lula

Brasília, 15/04/2008 – Nesta terça-feira, integrantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) entregaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil/2008, que será realizado de 12 a 16 de maio, em Brasília. A pauta abrange diversas áreas de atuação do governo federal, entre elas, política agrícola, reforma agrária, educação, saúde, direitos humanos, meio ambiente, esporte e previdência social. Também participaram do encontro, realizado no Palácio do Planalto, os ministros Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) e Luiz Dulci (Secretaria-Geral).

Debates intensos marcam a Conferência Nacional de Juventude

A segunda e terça-feira (28 e 29/4), foram marcadas por intensos debates e pela apresentação das propostas dos 23 grupos de trabalho organizados para discutir os temas sugeridos para a Conferência Nacional de Juventude. Após calorosas discussões, os grupos chegaram a 69 propostas e, em seguida, escolheram 24 que farão parte da Plenária que começa na tarde desta terça-feira. Até amanhã, os delegados vão escolher, entre essas 24, as 18 propostas mais relevantes que estarão automaticamente aprovadas pela Plenária. As outras seis serão debatidas e três delas passarão a compor as 21 prioridades da Conferência.

Prêmio ODM Brasil 2007 contempla 20 práticas de prefeituras e organizações sociais

Brasília, 15/04/2008 – Nesta terça-feira foram definidos as 20 prefeituras e organizações da sociedade civil vencedoras do Prêmio ODM Brasil 2007 durante encontro na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) . A escolha dos premiados foi feita por um júri de notáveis, composto por 13 especialistas de todo o país. Estiveram presentes ao evento o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci; o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann; e a presidente da Enap, Helena Kerr.

Mobilização dos jovens é destaque na abertura da Conferência Nacional de Juventude

A Conferência Nacional de Juventude teve início ontem, domingo (27/4), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Após quase oito meses de intensos debates, o encontro reúne 2.280 delegados que até quarta-feira (30/4) estarão discutindo as propostas apresentadas nas etapas preparatórias. A abertura contou com a presença de várias autoridades, a exemplo do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que destacaram positivamente a mobilização do processo, que envolveu mais de 406 mil pessoas em todo o Brasil.

Sociedade civil e governo propõem estratégias para o alcance dos ODM e mecanismos de financiamento para o desenvolvimento

Brasília, 1º/04/2008 - Nos dias 2 e 3 de abril será realizada a VII Reunião do Conselho Executivo da Central Internacional de Compra de Medicamentos conta a AIDS, Malária e Tuberculose (Unitaid). O evento, que acontece no Palácio do Itamaraty, em Brasília, é organizado pelo Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República e com o Ministério da Saúde. É a primeira vez que a reunião ocorre fora de Genebra, cidade sede da organização.

Brasília sedia a primeira Conferência Nacional de Juventude

A 1ª Conferência Nacional de Juventude terá início neste domingo (27/4), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). Durante quatro dias, mais de 2 mil delegados estarão discutindo as propostas que foram apresentadas pelos jovens durante as etapas preparatórias, que mobilizaram 406,7 mil pessoas em todo o país. A abertura do evento será no domingo, às 15h, com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a ministra interina do Desenvolvimento Social, Arlete Avelar Sampaio, o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, a Secretária Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire, o Secretário de Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, o Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, entre outras autoridades nacionais e internacionais, como o secretário-geral da Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ), Eugênio Ravinet, e a ministra da Educação, Cultura, Juventude e Desporto de São Tomé e Príncipe, Ruth Leal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve comparecer à Conferência na noite de terça-feira (29/4).

Conferências estaduais tiveram grande mobilização e debates qualificados

No último fim-de-semana (dias 12 e 13 de abril) foi encerrada a fase das conferências estaduais de juventude, com a realização de encontros no Rio Grande do Norte e Ceará. Ao final, essas etapas mostraram grande capacidade de mobilização de jovens e organizações juvenis nos estados e foram marcadas por debates importantes para a elaboração das propostas que serão apresentadas na etapa nacional, que acontece de 27 a 30 de abril em Brasília.