Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Dezembro
conteúdo

Dezembro

02.12.2008 - Pensamento Social Brasileiro e Participação da Juventude são temas de debate no Rio de Janeiro

02/12/2008 – Na próxima segunda-feira (08) será realizado o debate “Pensamento Social Brasileiro e Participação da Juventude, que acontecerá às 18 horas, no Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134), no Rio de Janeiro. A participação é aberta ao público e não é necessário fazer inscrição prévia. A iniciativa faz parte de um Ciclo de Debates, uma das ações do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais.

08.12.2008 - Tem início a etapa municipal da Conferência Indígena

Começou na segunda-feira (8/12) a etapa municipal da 1ª Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena nas 2.517 escolas indígenas de educação básica de 24 estados da Federação. O centro das discussões de estudantes, comunidades e dirigentes indígenas e das áreas da educação do governo federal e dos estados e municípios é a Gestão Territorial e Afirmação Cultural. A etapa nacional da 1ª Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena será em setembro de 2009, em Brasília.

09.12.2008 - Cúpula Social do Mercosul reúne representantes de organizações da sociedade civil e governos dos países do Bloco

Brasília, 09/12/2008 – Nos dias 14 e 15 de dezembro, será realizada em Salvador (BA), a Cúpula Social do Mercosul. O evento é parte da programação lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à frente da Presidência Pro Tempore brasileira do Mercosul. Convocada pela Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, o Parlamento do Mercosul, o Foro Consultivo Econômico e Social e a Rede Mercocidades, a Cúpula Social do Mercosul – organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República - visa ampliar a participação das organizações da sociedade civil no Bloco.

08.12.2008 - I Conferência Nacional de Segurança Pública é lançada nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (8/12), a partir das 16h30, realiza-se a solenidade de lançamento da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que será realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Coordenada pelo Ministério da Justiça, a 1ª Conseg propõe o amplo debate, entre os vários segmentos da sociedade, sobre a questão da segurança pública, com foco na formulação de diretrizes para a construção da política nacional de segurança pública. A cerimônia contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do minsitro da Justiça, Tarso Genro.

15.12.2008 - Brasília sedia 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos

A 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos (11ª CNDH), com o lema “Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos: Superando as Desigualdades, tem como objetivo principal a revisão e atualização do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), num processo pautado pela interação democrática entre o governo e a sociedade civil. A 11ª CNDH será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, entre os dias 15 e 18 de dezembro de 2008, ano marcado por amplo debate na área dos direitos humanos no Brasil.

11.12.2008 - Secretaria-Geral e Planejamento apresentam Sincov para ongs

A Secretaria-Geral e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, organizam seminário para debater a legislação e o Sistema de Gestão de Convênio e Controle de Repasse (Siconv) com as organizações não-governamentais (ONG’s). O seminário será realizado no dia 12/12, a partir das 8h30, na Casa de Retiro Felipe Smaldone, na 911 Norte, Bloco C/D.

09.12.2008 - Salvador sedia IV Sessão da REJ

A IV Sessão da Reunião Especializada de Juventude será realizada em Salvador (BA), nos dias 14, 15 e 16 de dezembro. O encontro integra a programação da Cúpula Social do Mercosul e pela primeira vez contará com a participação de representantes da sociedade civil. A reunião foi preparada previamente pelo Grupo de Trabalho Nacional da REJ que tem a tarefa de acompanhar, junto com a Secretaria Nacional de Juventude, as ações desenvolvidas pelo órgão. O encontro no Brasil deve-se ao fato de o país acumular, no segundo semestre de 2008, a presidência do Mercosul e a coordenação da REJ, que é um órgão de assessoramento, vinculado ao Grupo do Mercado Comum (GMC)

03.12.2008 - Ministro Dulci recebe representantes das centrais sindicais

03.12.2008 - O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, receberam em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (3) no Palácio do Planalto os dirigentes das seis centrais sindicais que organizaram a 5º Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília.

09.12.2008 - Brasília sedia 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos

A 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos (11ª CNDH), com o lema “Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos: Superando as Desigualdades, tem como objetivo principal a revisão e atualização do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), num processo pautado pela interação democrática entre o governo e a sociedade civil. A 11ª CNDH será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, entre os dias 15 e 18 de dezembro de 2008, ano marcado por amplo debate na área dos direitos humanos no Brasil.

11.12.2008 - Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial discute pauta para 2009

O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) realizou nesta terça e quarta-feira (9 e 10/12) a 18ª reunião ordinária no auditório do auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios. Entre os temas discutidos, o planejamento de atividades do Conselho para o próximo ano e a organização da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir).

08.12.2008 - Projovem Urbano será apresentado em seminário da OIT

A convite da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a coordenadora nacional do Projovem Urbano, Maria José Vieira Feres, participa do seminário internacional "Políticas y programas de empleo juvenil en América Latina", que será realizado na cidade de La Paz, Bolívia, nos dias 11 e 12 de dezembro. O objetivo do evento é buscar alternativas que orientem as políticas públicas para a oferta de emprego para os jovens, articuladas com a formação profissional e outras iniciativas. A coordenadora Maria José fará uma exposição sobre o programa brasileiro, que até 2010 pretende atender cerca de 900 mil jovens em todo o país.

08.12.2008 - Beto Cury participa de debate no RJ

Nesta segunda-feira (8/12), o secretário nacional de Juventude, Beto Cury, participa no Rio de Janeiro do debate “Pensamento Social Brasileiro e Participação da Juventude, que acontecerá às 18 horas, no Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134). O debate, que é aberto ao público e não exige inscrição prévia, integra o Ciclo de Debates do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais, desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o apoio da Secretaria-Geral da Presidência da República.