Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > Fevereiro
conteúdo

Fevereiro

02.02.2009 - Site mapeará ODM de todos os municípios

Após lançar o Portal ODM, em parceria com o UNICEF, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)promoveu uma segunda discussão do tema no Fórum Social Mundial de Belém (PA), que contou a participação da Secretaria-Geral da Presidência da República, representada pelo assessor Davi Schmidt. Sob o título "A municipalização dos Objetivos do Milênio no Brasil: metodologias e experiências", a atividade teve o objetivo de aprofundar o debate sobre o comprometimento de governos sub-nacionais com a melhoria de indicadores locais, estimulando um maior protagonismo dos governos municipais, com vistas a identificar desafios e alternativas para o cumprimento dessas metas.

03.02.2009 - África-Brasil: participação social e cooperação internacional

Brasília, 03/02/2009 – Nesta terça-feira (03), o ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, participa da abertura das atividades do programa “frica-Brasil: participação social e cooperação internacional, organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República. O evento, que acontece às 15h no Salão Leste do Palácio do Planalto, conta com a parceria do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).

04.02.2009 - Presidente Lula recebe integrantes dos movimentos de luta pela moradia

Brasília, 04/02/2009 – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe nesta quarta-feira (04), às 11h, no Palácio do Planalto, representantes de movimentos de luta pela moradia e pela reforma urbana. Na pauta está a manutenção e ampliação dos investimentos em programas de moradia de interesse popular, por meio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

04.02.2009 - Presidente Lula terá encontro com prefeitos eleitos em fevereiro

Combate à mortalidade infantil, analfabetismo, sub-registro civil e pobreza são alguns dos temas a serem abordados no encontro que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, terá com os novos prefeitos e prefeitas de todo o Brasil nos dias 10 e 11 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Organizado pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, por meio da Subchefia de Assuntos Federativos (SAF), o “Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas deverá reunir cerca de 3,5 mil gestores municipais de todo o Brasil, além de secretários e assessores.

26.02.2009 - Conferência Nacional tratará dos direitos das pessoas idosas no Brasil

Experiência e sabedoria são características que logo vem a mente quando se fala sobre as pessoas idosas. Mas, por trás de inúmeros outros adjetivos que se atribua a essas pessoas, há verdadeiras batalhas para se superar o preconceito e as dificuldades da vida cotidiana da terceira idade. E para discutir e encaminhatr políticas públicas voltadas para a essa população que será realizada a 2ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (2ª CNDPI), entre os dias 18 e 20 de março, no Brasília Alvorada, em Brasília. A etapa nacional, que reúne representantes estaduais e distritais, foi antecedida por encontros prévios, denominados Conferências Municipais, Regionais, Territoriais e Pré-Conferências.

16.02.2009 - Metas do Milênio são destaque em matéria do jornal Correio Braziliense

Brasília, 16/02/2009 - O jornal Correio Braziliense traz matéria neste fim de semana, intitulada “Luta por comida para todos, que fala sobre o cumprimento das Metas do Milênio. O secretário nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wagner Caetano, fala na matéria que os desafios para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio “só poderão ser atingidos se houver um pacto da sociedade e das três instâncias de governo. Veja a íntegra da matéria:

17.02.2009 - Ministro Dulci participa da abertura do I Seminário Nacional de Ouvidoria Pública e Controle Social

Brasília, 17/02/2009 – O ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, participou nesta terça-feira, em Brasília, do I Seminário Nacional de Ouvidoria Pública e Controle Social. O evento, promovido pela Associação Nacional de Ouvidorias Públicas (Anop), teve por objetivo discutir o papel da Ouvidoria Pública frente à consolidação das políticas públicas existentes no cenário nacional e como este instrumento contribui para a promoção da participação cidadã na relação com o poder público.

12.02.2009 - Políticas juvenis são debatidas com gestores municipais durante encontro com prefeitos eleitos

Brasília, 12/02/09 - Gestores municipais de todo o país tiveram ontem (11/2) a oportunidade de conhecer os principais programas do governo federal voltados para o público jovem. A mesa “Juventude, políticas públicas nacionais, realizada durante o encontro com os prefeitos e prefeitas eleitos, em Brasília (DF), contou com a participação do secretário nacional de Juventude, Beto Cury, do ministro do Esporte, Orlando Silva, e da prefeita de Fortaleza (CE), Luizianne Lins.

12.02.2009 - Ministro apresenta aos prefeitos ações do Esporte voltadas para a Juventude

No firme propósito de valorizar políticas públicas que ofereçam oportunidades e garantam direitos à juventude do Brasil, o ministro do Esporte, Orlando Silva, ministrou palestra nesta quarta-feira (11) em Brasília, no Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas. A possibilidade de parceria do Ministério do Esporte com as cidades e que terão repercussão na oferta e na oportunidade de atividades físicas, lazer e recreação para a população e, particularmente para a juventude, foram apresentadas pelo ministro aos novos gestores municipais.

10.02.2009 - Secretaria-Geral da Presidência da República participa do “Encontro nacional com novos prefeitos e prefeitas”

Brasília, 10/02/2009 – O ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, participa nesta terça-feira do encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os novos prefeitos de todo o Brasil. Organizado pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, por meio da Subchefia de Assuntos Federativos (SAF), o “Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas deverá reunir, entre hoje e amanhã, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, cerca de 3,5 mil gestores municipais.