Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > Abril

Abril

29.04.2009 - Profissionais são capacitados para o Projovem Prisional

Teve início na última terça-feira (28/4), em Brasília, a primeira etapa do Projovem Prisional, que vai capacitar profissionais para atuar na coordenação do Programa em penitenciárias do Acre, Pará e Rio de Janeiro. A iniciativa vai possibilitar a conclusão do ensino fundamental para os detentos na faixa etária de 18 a 29 anos, que cumprem pena em regime fechado.

02.04.2009 - Site do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais já está adaptado para navegação por pessoas com deficiência

Brasília, 02/04/2009 – Cegos e pessoas com baixa visão já podem ter acesso aos conteúdos oferecidos pelo site do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais (http://www.ufmg.br/conselheirosnacionais/). A partir de programas específicos, que lêem o conteúdo das páginas, os usuários com deficiência visual podem acessar as notícias veiculadas, as informações sobre os cursos e tirar dúvidas sobre o funcionamento do Programa.

24.04.2009 - Conferência Nacional de Comunicação: Sociedade e Governo formam comissão organizadora

Com o tema “Comunicação: meios para construção de direitos e cidadania na era digital, governo e sociedade vão debater pela primeira vez temas relativos a comunicação social durante a I Conferência Nacional de Comunicação. Esse encontro é resultado de um amplo processo de discussão, envolvendo a sociedade civil e organizações sociais, que começa nos municípios, passa pelos estados e é concluído com um evento síntese - a conferência nacional, que será realizada em Brasília, de 1º a 3 de dezembro.

24.04.2009 - Curso “Os mecanismos de controle público – uma visão crítica” tem todas as vagas preenchidas

As 600 vagas oferecidas para o curso de Atualização oferecido pelo Programa de Formação de Conselheiros Nacionais: Os mecanismos de controle público - uma visão crítica foram todas preenchidas, segundo informações da comissão gestora do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais e não haverá lista de espera ou excedentes.

14.04.2009 - Inscrições para novo curso de Atualização começam no dia 20/04

Serão abertas, na próxima segunda-feira (20/04), as inscrições para o novo curso de Atualização oferecido pelo Programa de Formação de Conselheiros Nacionais: Os mecanismos de controle público - uma visão crítica.

09.04.2009 - Jovens entregam a autoridades carta de responsabilidade com o meio ambiente

Crianças e adolescentes que participaram da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente deram exemplo de comprometimento com o meio ambiente. Dutante o encerramento do evento, no Teatro Nacional, em Brasília, os jovens apresentaram a "Carta de Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais". São nove pontos contidos no documento onde eles assumem desde o compromisso de preservar os rios e florestas nacionais até disseminar os conhecimentos para estudantes e comunidades, familiares e governos locais.

01.04.2009 - Conferência infanto-juvenil vai debater mudanças ambientais

Estudantes de todo o país reúnem-se de 3 a 8 de abril, em Luziânia-GO (entorno de Brasília) para debater as mudanças ambientais globais e propor alternativas para a sustentabilidade do planeta. O evento final da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente - Vamos Cuidar do Brasil culmina um processo inciado em 2008 responsável pela mobilização de mais de 3,5 milhões de pessoas em todo o país.

23.04.2009 - Diálogo Social integra agenda bilateral entre Brasil e Noruega

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, recebeu, ontem, quarta-feira (22/4), uma comissão da Noruega, composta por representantes do governo e de entidades empresariais e sindicais, para tratar de uma agenda bilateral em torno do tema Diálogo e Participação Social. A atuação da Noruega nessa área tem servido de exemplo para vários países e poderá contribuir de maneira significativa para o aprimoramento da experiência brasileira.

17.04.2009 - Presidente Lula convoca 1ª Conferência Nacional de Comunicação

A Presidência da República anunciou, oficialmente, nesta sexta-feira (17 de abril), a convocação da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada entre os dias 1º e 3 de dezembro de 2009, em Brasília (DF). O decreto de convocação, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicado hoje no Diário Oficial da União.

22.04.2009 - Ministros anunciam comissão organizadora da Conferência Nacional de Comunicação

Os ministros Hélio Costa (Comunicações), Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) e Franklin Martins (Secom) concedem entrevista coletiva nesta quarta-feira, dia 22 de abril, às 14 horas, à imprensa. Eles vão tratar da 1ª Conferência Nacional de Comunicação. A entrevista ocorrerá no gabinete do ministro Hélio Costa, 8º andar, na sede do Ministério das Comunicações, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

22.04.2009 - Governo, empresários e trabalhadores se reúnem na Mesa de Diálogo para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar

Brasília, 22/04/2009 – O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, coordenará nesta quarta-feira (22/4), às 10h, na sala 231 do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, reunião da Mesa de Diálogo para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar. Participam do encontro representantes dos trabalhadores – por meio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp) – e dos empresários, por meio da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) e do Fórum Nacional Sucroalcooleiro.

29.04.2009 - Contag apresenta ao presidente Lula pauta de reivindicação do Grito da Terra

Os representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Contag) apresentaram nesta quarta-feira (29) a pauta de reivindicações do Grito da Terra ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

29.04.2009 - Memorial da Anistia Política terá sede em Belo Horizonte

Os arquivos que revelam a história da ditadura brasileira, sob o ponto de vista dos que sofreram perseguições, serão abertos à população. Os 64 mil processos recebidos pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, alguns com documentos inéditos, vão compor o acervo do Memorial da Anistia Política, que já tem endereço certo. Será em Belo Horizonte, em um prédio que pertenceu à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ficou marcado como espaço de resistência ao regime militar. A definição da sede foi oficializada ontem, terça-feira (28), no auditório Tancredo Neves, no Ministério da Justiça, com a presença do vice-presidente, José Alencar, dos ministros Tarso Genro (Justiça), Luiz Dulci (Secretaria-Geral) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, do reitor da UFMG, Ronaldo Pena, da secretária de Patrimônio da União, Alexandra Rescheck, e do presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão. Na ocasião, o ministro Tarso Genro recebeu o termo de entrega do prédio, assinado pela Secretaria de Patrimônio da União, e oficializou a criação do comitê de implementação do memorial, composto por representantes do Ministério da Justiça, da sociedade civil, do governo de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte.

24.04.2009 - MEC lança oficialmente a Conferência Nacional de Educação

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, participou nesta quinta-feira (23/4), em Brasília, do lançamento da Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada em abril de 2010, na capital federal. A Conferência foi lançada pelo ministro Fernando Haddad, que destacou a importância do evento e a oportunidade de se fazer um balanço do atual Plano Nacional de Educação (PNE), dos oito anos de governo e das perspectivas do setor para o período de 2011 a 2020. Para Haddad, as discussões poderão orientar o país a buscar patamares mais elevados de financiamento, lembrando que entre 2005 e 2007, o Brasil passou de 3,7% para 4,7% do PIB em investimentos públicos na área.