Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > Outubro
conteúdo

Outubro

05.102009 - “Encontro com o Mercosul em São Luís” promove debate sobre a importância do Mercosul para o Maranhão

Com a presença do ministro Luis Dulci (Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República) e da governadora Roseana Sarney, será realizado no dia 9/10, em São Luís, o “Encontro com o Mercosul. O evento tem o objetivo de divulgar o Mercosul nos estados brasileiros, principalmente do Norte e Nordeste, e estimular a participação das organizações da sociedade civil e das autoridades locais no debate dos temas relativos à integração regional.

06.10.2009 - Seminário discute políticas públicas para populações tradicionais

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), por meio do GT Juventude e Povos e Comunidades Tradicionais, realiza, no próximo dia 9 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o I Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Populações Tradicionais. Sob a coordenação do Instituto Raízes da Tradição e apoio da Secretaria Nacional de Juventude, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Sebrae, o evento vai reunir representantes das comunidades e povos tradicionais, do poder público e da sociedade civil, além de acadêmicos e especialistas sobre o tema. O secretário adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Danilo Moreira, participará do debate “ Políticas Públicas de Comunidades e Povos Tradicionais e de Juventude, que acontece às 13h.

21.10.2009 - Conselho de Defesa Nacional apresenta nova Política de Inteligência

O Conselho de Defesa Nacional apresentou, na última terça-feira, 19/10, em reunião na Presidência da República, a nova Política Nacional de Inteligência. Com a proposta, o sistema de inteligência passará a responder ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI) e não mais à Abin. A proposta foi elaborada pelo Comitê Ministerial instituído pelo presidente Lula em 18 de fevereiro deste ano e coordenado pelo ministro-chefe do GSI, general Jorge Felix.

20.12.2009 - Pará inicia Projovem Prisional

Dezenas de educadores, jovens detentos e autoridades federais e estaduais participaram, na tarde desta segunda-feira (19), no presídio estadual Metropolitano PEM II, em Marituba, da aula inaugural do Projovem Prisional. O Pará é o terceiro estado da Federação a implantar o programa e o que oferece o maior número de vagas para que detentos, na faixa etária entre 18 e 29 anos, concluam o ensino fundamental e obtenham formação técnica, num período de 18 meses. O Acre dispõe de 60 vagas; o Rio de Janeiro, 200; e o Pará, 300.

13.10.2009 - Confecom adiada: abertura será no dia 14 de dezembro

O governo decidiu transferir para o periodo de 14 a 17 de dezembro a realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). A nova data foi definida para compatibilizar a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como ele viaja para o exterior no início de dezembro, não poderia participar do evento, convocado inicialmente por ele mesmo para o período de 1º a 3 de dezembro.

28.10.2009 - Fortalecimento da agricultura familiar é tema de Congresso da Fetraf

Começa nesta quarta-feira, em Luziânia (GO), o II Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil - FETRAF-BRASIL/CUT. Participam da abertura o secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Antônio Lambertucci, os ministros Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) e Altemir Gregolin (Pesca e Aqüicultura), além do presidente da CUT nacional, Artur Henrique, e o presidente do Incra, Rolf Hackbard.

19.10.2009 - Fórum Brasil-Noruega promove debate entre governos e entidades sindicais e empresariais

Brasília, 19/10/2009 – Nesta quinta-feira (22), será realizado o I Fórum Bilateral de Diálogo Social Brasil-Noruega. O evento, que acontece no Palácio Itamaraty, em Brasília, tem por objetivo promover o debate entre governos, entidades sindicais e empresariais de ambos os países sobre a importância do diálogo social na construção de políticas públicas. Além disso, serão discutidas as formas de aprimorar esse diálogo, visando ao crescimento econômico sustentável e o desenvolvimento social, além de questões pontuais como a agenda do trabalho decente.

05.10.2009 - Cooperativa de habitação da agricultura familiar conquista prêmio mundial

O projeto “Caprichando a Morada, desenvolvido pela Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (Cooperhaf), com matriz em Chapecó (Santa Catarina) e filiais em mais 12 estados, em parceria com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), com o Sistema de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol Central SC/RS) e sindicatos dos trabalhadores da agricultura familiar de todo o Brasil, conquistou o primeiro lugar no “World Habitat Awards 2008 (Prêmio Mundial Habitat). O prêmio será entregue à Cooperhaf pela Organização das Nações Unidas (ONU), nesta segunda-feira (5/10) em Washington, nos Estados Unidos da América (EUA).

02.10.09 - Prazo de inscrição para a 3ª Edição do Prêmio ODM Brasil é prorrogado

O prazo de inscrição para a 3ª Edição do Prêmio ODM Brasil foi prorrogado para o dia 8/10, quinta-feira, até o meio-dia, devido a greve dos Correios. A nova data vale apenas para as inscrições feitas através do site www.odmbrasil.org.br .   O Prêmio foi criado para incentivar ações, programas e projetos desenvolvidos por prefeituras, empresas e organizações da sociedade que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A promoção é do governo federal, com coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

06.10.2009 - Pescadores e Aquicultores do país reforçam conquistas na 3ª Conferência Nacional

Cerca de dois mil pescadores e aquicultores de todo país se reuniram, em Brasília, para participar da 3ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca e debater o texto base que identifica os principais problemas e impedem o desenvolvimento sustentável da pesca artesanal, industrial e da aquicultura. De 30 de setembro a 2 de outubro, os participantes ocuparam 20 salas do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal, para votar os itens que devem subsidiar as ações do Ministério da Pesca e Aquicultura.

14.10.2009 - Ministro Luiz Dulci participa da abertura da II Conferência sobre as Comunidades Brasileiras no Exterior

Os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores) e Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência da República) participam nesta quinta-feira (15), no Rio de Janeiro, da abertura da II Conferência sobre as Comunidades Brasileiras no Exterior: “Brasileiros no Mundo. O evento reunirá autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como representantes de organizações e órgãos de mídia brasileiros em outros países. Também estarão presentes lideranças comunitárias e representantes de entidades de apoio a brasileiros no exterior.

27.10.2009 - Ministro Dulci participa da abertura da 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

O ministro Luiz Dulci participa hoje (27/10), em Brasília, da abertura da 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. O evento é promovido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) e a abertura será no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB com a exibição do filme “O Cavaleiro Negro. A produção é baseada na história real do embaixador sueco no Chile, Harald Edelstam, que salvou centenas de pessoas da prisão e tortura durante o golpe militar nesse país, em 1973, concedendo-lhes asilo na Suécia. Entre outras autoridades estarão presentes os embaixadores do Chile, lvaro Humberto Abel Díaz Pérez, e da Suécia, Annika Markovic.