Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Janeiro

Janeiro

26.01.2010 - Presidente Lula assina decreto que cria a Bolsa Copa e a Bolsa Olímpica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje (26/1) o decreto que cria as Bolsas Copa e Olímpica para policiais que irão trabalhar nos jogos. Com isso, a partir de julho deste ano, os profissionais de segurança pública começarão a receber um adicional que aumentará gradativamente até a data dos eventos.

19.01.2010 - UNE defende recursos do pré-sal para educação em reunião com presidente Lula

A União Nacional dos Estudantes (UNE) vai pressionar o Congresso Nacional para que parte dos recursos do fundo do Pré-sal sejam usados para financiar os cursos de 500 mil a um milhão de jovens do país. A ação foi um dos temas da audiência concedida pelo presidente Lula aos dirigentes da UNE e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) na última segunda-feira (18/1). Para o presidente da UNE, Augusto Chagas, os recursos poderão chegar a R$ 2 bilhões.

22.01.2010 - Secretaria Nacional de Juventude apoia publicação sobre perfil da juventude brasileira

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) lança, nesta sexta-feira (22), o livro "A Juventude brasileira no contexto atual e em cenário futuro", que tem o apoio da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República; da Caixa Seguros e da Universidade de Brasília (UNB). A publicação traça um panoramada juventude no Brasil e suas perspectivas futuras em um cenário de 2006 a 2030. Os dados mostra a situação dos jovens em nove das maiores regiões metropolitanas do país e em quatro capitais - Brasília (DF), Goiânia (GO), Manaus (AM) e Teresina (PI). O lançamento acontece às 15h, no auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília, com a presença do secretário nacional de Juventude, Beto Cury, do presidente da Caixa Seguros, Thierry Caludon, e da representante do UNFPA, Taís Santos.

19.01.2010 - Brasília sedia Encontro Brasil-Reino Unido sobre Mulheres e Ciências

Nos dias 1º e 2 de fevereiro acontece, em Brasília, o Encontro Brasil-Reino Unido sobre Mulheres e Ciências, organizado pelo British Council Brasil, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).

26.01.2010 - Presidente Lula participa do Fórum Social Mundial em Porto Alegre

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje (26/1) da cerimônia em comemoração aos 10 anos do Fórum Social Mundial, que acontece no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre (RS). Os ministros Luiz Dulci (Secretaria-Geral); Dilma Rousseff (Casa Civil) e Tarso Genro (Justiça) integram a comitiva presidencial.

06.01.2010 - ONU declara 2010 como o Ano Internacional da Juventude

O papel da juventude no mundo vem sendo reconhecido, cada dia mais, como de fundamental importância para as gerações futuras. Prova disso é o tema escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para o diálogo e entendimento entre as nações: 2010 é o Ano Internacional da Juventude.

28.01.2010 - Decreto institui GT para sistematização dos programas sociais

O presidente Lula assinou decreto instituindo o Grupo de Trabalho Interministerial que vai elaborar a proposta de sistematização dos programas sociais e mecanismos de participação social no âmbito do governo federal. O decreto, de 26 de janeiro de 2010, foi publicado na edição de quarta-feira (27/1) do Diário Oficial da União.

15.01.2010 - Presidente Lula sanciona lei que cria Universidade da Integração Latino-Americana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no dia 12 de janeiro a lei que cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). As aulas serão ministradas em português e espanhol, com cursos de graduação e pós-graduação que atendam às necessidades do desenvolvimento sustentável e da integração da América Latina.

25.01.2010 - Fórum Social Mundial começou nesta segunda-feira em Porto Alegre

O secretário da Secretaria Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wagner Caetano, representou o governo federal na cerimônia de abertura dos dez anos do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre (RS).

28.01.2010 - Beneficiados por economia solidária devem chegar a 2,5 milhões em 2010

Porto Alegre - O secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, adiantou novos dados sobre a economia solidária no país, que estão sendo levantados pelo Ministério do Trabalho e devem ser divulgados nos próximos meses. Entre 2007 e 2010, o número de pessoas envolvidas e beneficiadas pelo sistema deve saltar de 1,7 milhão para 2,5 milhões. A taxa de crescimento anual na economia solidária está em torno de 20% ao ano, segundo Singer, bem maior que o ritmo da economia tradicional.

06.01.2010 - Pesquisa vai ouvir população sobre segurança pública

A Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, vai fazer uma pesquisa nacional para medir a percepção pública sobre o funcionamento das políticas da área de segurança, segundo anunciou a diretora do órgão, Juliana Barroso.

21.01.2010 - Presidente Lula sanciona lei que cria o Fundo Nacional do Idoso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui o Fundo Nacional do Idoso. Com a nova legislação, sancionada ontem (20), pessoas físicas e jurídicas poderão deduzir do Imposto de Renda doações feitas ao fundo, nos âmbitos nacional, estadual e municipal.O Fundo será gerenciado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI) e tem por objetivo financiar programas e ações que assegurem os direitos sociais do idoso e criem condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

28.01.2010 - Juventude foi tema de debate no FSM de Porto Alegre

A mesa do debate, organizada pelo Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) foi mediada pela sua representante, Brenda Espíndula, e composta pelo secretário adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Danilo Moreira, pela representante do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Marina Ribeiro, e pelo presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas.

18.01.2010 - Políticas sociais para a juventude são tema de livro do Ipea

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por meio de sua Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc), lança nesta terça-feira, 19/01, às 14h, o livro Juventude e Políticas Sociais no Brasil, que aborda a inserção da temática juventude no âmbito das políticas sociais brasileiras. Estarão presentes ao lançamento o secretário nacional de Juventude, Beto Cury, da Secretaria-Geral da Presidência da República; a doutora Leila Chalub Martins (professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e coordenadora do Observatório da Juventude do Distrito Federal e Entorno da UnB), além do presidente do Ipea, Marcio Pochmann, e do diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto, Jorge Abrahão de Castro.

28.01.2010 - Conjuve mapeia conselhos estaduais e municipais de juventude

O Conselho Nacional de Juventude, por meio da Comissão de Articulação e Diálogo, está realizando o segundo mapeamento dos Conselhos Estaduais e Municipais de Juventude. Para isso, foi elaborado um questionário eletrônico, disponível no site www.juventude.gov.br, que deve ser respondido até esta sexta-feira, 29 de janeiro. De acordo com a integrante da comissão, Camila Brandão, o objetivo é colher informações sobre a atual situação dos conselhos e saber mais a respeito das dificuldades que enfrentam na condição de organismos de controle social das políticas públicas de juventude.

19.01.2010 - Ipea lança livro sobre as políticas públicas para a juventude no Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta terça-feira (19/1) o livro Juventude e Políticas Sociais no Brasil, que aborda a inserção dessa temática no âmbito das políticas sociais. O secretário nacional de Juventude, Beto Cury, participou do evento, junto com a doutora Leila Chalub Martins, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e coordenadora do Observatório da Juventude do Distrito Federal; do presidente do Ipea, Marcio Pochmann; e do diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto, Jorge Abrahão de Castro.

21.01.2010 - Lançamento da III Conferência do Esporte reúne personalidades do esporte em Brasília

O lançamento da III Conferência Nacional do Esporte acontece nesta quinta-feira ( 21/01), às 17h, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A cerimônia contará com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, do secretário executivo e presidente da conferência, Wadson Ribeiro, do secretário nacional de Juventude, Beto Cury, de membros do Congresso Nacional, além de autoridades estaduais e municipais. Personalidades do esporte, como a medalhista olímpica no salto em distância, Maurren Maggi, o nadador paraolímpico, Clodoaldo Silva, o ex-atacante da seleção brasileira de futebol, Bebeto, campeão mundial em 1994, o recordista brasileiro de medalhas de ouro no tênis de mesa, Hugo Hoyama, e o bicampeão olímpico e oito vezes campeão mundial no iatismo, Robert Scheidt, já confirmaram presença.

11.01.2010 - SEPPIR lança plano nacional de proteção à liberdade religiosa

A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) lança, no dia 20 de janeiro, em Brasília, o Plano Nacional de Proteção à Liberdade Religiosa e de Promoção de Políticas Públicas para as Comunidades Tradicionais de Terreiro (PNCT). O evento antecipa as comemorações do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, no dia 21/1. Ainda para celebrar a data, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Distrito Federal apresenta, em parceria com a SEPPIR, a publicação Inventário dos Terreiros do DF e Entorno - 1ª Fase.

19.01.2010 - Governo orienta como fazer doações ao Haiti

O Gabinete de Crise do governo federal, coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), instituiu o sistema de captação de doações às vítimas do terremoto que devastou a ilha caribenha. A preocupação em organizar adequadamente o esquema de arrecadação de doações deve-se à atual falta de estrutura em território haitiano.

20.01.2010 - Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é lembrado em todo o país

Embora a religiosidade de origem africana seja reconhecida como uma importante característica da identidade nacional, os praticantes da umbanda e candomblé ainda são vítimas do preconceito no Brasil contemporâneo. Para alertar a sociedade para esse fato, o 21 de janeiro foi incluído no calendário cívico como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.A data é uma homenagem à memória de Mãe Gilda, yalorixá do Terreiro Abassá de Ogum, um dos mais tradicionais da Bahia. Ela teve sua fotografia publicada em um jornal evangélico de grande circulação, associada ao charlatanismo. Depois de sofrer a invasão e depredação de seu templo religioso, a mãe de santo apresentou problemas de saúde que culminaram com a sua morte, provocada por um infarto, em 21 de janeiro de 2000.