Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Junho

Junho

Imagem

04.06.2012 - SNJ e parceiros mobilizam jovens para Rio+20

A Secretaria Nacional de Juventude, junto com o Conselho Nacional de Juventude e a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lançou nesta segunda-feira (4/6) uma campanha nacional de mobilização da juventude para a Rio+20.

05.06.2012 - Governo brasileiro debaterá temas sociais com a população na Rio+20

A Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro neste mês de junho, terá um espaço de diálogo do governo brasileiro com a sociedade civil. É a Arena Socioambiental, criada para apresentar ao mundo estratégias brasileiras bem-sucedidas de combate à pobreza e às desigualdades sociais no contexto do desenvolvimento sustentável.

06.06.2012 - SG e CDES mobilizam sociedade em prol do desenvolvimento sustentável

No próximo dia 18 de junho, o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, participa do evento Diálogos Sociais: Mesa sobre governança multilateral e participação social.

08.06.2012 - Artigo: "Participação social na Rio+20" (Gilberto Carvalho)

Realizada num cenário internacional de crise econômica e social, além do agravamento da degradação ambiental do planeta, a Rio+20 será um momento decisivo para a reformulação de paradigmas. A Conferência deve apontar alternativas ao atual modelo de produção, distribuição e consumo, assim como reafirmar o compromisso de governos e da sociedade com os pilares do desenvolvimento sustentável. O Brasil tem uma oportunidade única, em seu papel de anfitrião, de acolher as diversidades, auxiliar na convergência de ideias e propostas, e promover o diálogo.

Imagem

11.06.2012 - Governo espera que Rio+20 seja a Conferência de maior participação da sociedade civil, diz ministro Gilberto Carvalho

A manhã do último domingo (10/6) foi internacional no Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa recebeu jovens de todos os cantos do Planeta para debater propostas sobre desenvolvimento sustentável na Youth Blast, Conferência de Jovens para a Rio+20, que acontece no Centro de Convenções Sulamérica, no centro da capital fluminense até 12 de junho. O evento faz parte do calendário oficial da Conferência das Nações Unidas pelo Desenvolvimento Sustentável. Autoridades brasileiras participam do evento, entre elas o ministro Gilberto de Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Imagem

15.06.2012 - Ministro Gilberto Carvalho participa da Arena Socioambiental

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) estará no Rio de Janeiro neste sábado, 16 de junho, para abertura da Arena Socioambiental, que acontece no Aterro do Flamengo (RJ). Sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Arena começa com o debate “Enfrentamento à Pobreza e Desenvolvimento Sustentável”, que coloca o combate à pobreza e a inclusão cidadã como fatores decisivos para a conquista do desenvolvimento sustentável do Planeta.

Imagem

16.06.2012 - Ministros abrem Arena Socioambiental na Rio+20

Com a presença dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) foi aberta ao público na manhã deste sábado (16/6) a Arena Socioambiental, um dos eventos paralelos à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

18.06.2012 - Painel discute criação do Fórum Permanente de Juventude da ONU

Ativista canadense Severn Suzuki irá participar do Painel de Alto Nível que discutirá a criação do Fórum Permanente de Juventude na Organização das Nações Unidas

Foto: Arena Socioambiental

18.06.2012 - Ministro Gilberto Carvalho participou de debate sobre democracia e direitos na Arena Socioambiental

O que a democracia tem a ver com desenvolvimento sustentável? Qual a importância da participação popular nas decisões e definições de políticas públicas? Os governos podem colaborar para a abertura de canais com a sociedade para facilitar este diálogo? Estes foram alguns dos questionamentos que tiveram espaço no debate “Democracia e Direitos”, que aconteceu na noite deste domingo (17/6) na Arena.

Foto: Fora do Eixo

20.06.2012 - Sociedade civil participa ativamente da Rio+20

A participação ativa da sociedade civil já pode ser considerada uma das marcas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O espaço de diálogo social foi ampliado graças a uma iniciativa inédita do governo brasileiro, os “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, realizados com apoio das Nações Unidas e que atraiu mais de 13 mil internautas e um público médio de 1,3 mil participantes nas atividades presenciais, realizadas no Riocentro.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

21.06.2012 - Presidenta Dilma afirma que “Rio+20 é a maior Conferência das Nações Unidas em termos de participação da sociedade civil”

Durante discurso realizado nesta quarta-feira (20/6) na cerimônia de abertura protocolar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a presidenta Dilma Rousseff destacou a “ampliação da participação da sociedade civil nos processos decisórios sobre desenvolvimento sustentável nas Nações Unidas”, a “intensa mobilização em torno da Conferência e a participação ativa da sociedade civil, que já promoveram o engajamento de todos nessa nova agenda”.

22.06.2012 - Ministro recebe lideranças indígenas no Riocentro

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) recebeu nesta quinta-feira (21/6) dois grupos diferentes de lideranças indígenas no Riocentro, local onde reunem-se os chefes de Estado que participam na Rio+20.

Imagem

22.06.2012 - Na Arena Socioambiental, o destaque vai para a cidadania e a importância da reciclagem na sustentabilidade

Nesta sexta-feira (22/6), no espaço da arena socioambiental da Rio+20, no Aterro do Flamengo, o governo federal, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Petrobras e Incra, assinou convênios e entregou 22 caminhões para cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Sebastião Santos, o Tião, presidente da Cooperativa dos Catadores do Jardim Gramacho e um dos líderes do Movimento dos Catadores de Materiais Recicláveis, assinou também convênio com o Incra para receber um terreno de 41 mil metros quadrados onde serão realocadas as famílias que viviam próximo ao Lixão de Gramacho, recentemente fechado.

25.06.2012 - Centro Mundial dará continuidade às discussões da Rio+20

A continuidade das discussões iniciadas pelos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, ainda antes do início da Rio+20, já tem espaço garantido. A criação do Centro Mundial de Desenvolvimento Sustentável, o Centro Rio+ foi anunciada na sexta-feira (22), pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e pela administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Helen Clark. O local será criado pelo governo federal, em parceria com o Pnud, sociedade civil, universidades e empresariado para ser uma referência para a promoção do desenvolvimento sustentável.

26.06.2012 - Gilberto Carvalho participa da 13ª Cúpula Social do Mercosul na Argentina

Nos dias 27 e 28 de junho, o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, estará em Mendoza, Argentina, onde participa da 13ª Cúpula Social do Mercosul, uma iniciativa pública lançada pelo Brasil com o objetivo de expandir e fortalecer a participação dos cidadãos no processo de integração regional.

O ministro Garibaldi Filho disse que o novo sistema de previdência complementar do servidor público federal é maduro e robusto. Foto: Nicolas Gomes

28.06.2012 - Conferência Internacional debate a previdência complementar dos servidores no Brasil, EUA, Canadá e Suécia

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, destacou, na abertura da Conferência Internacional A Previdência Complementar dos Servidores Públicos, em Brasília (DF), na manhã desta quarta-feira (27), que o sistema previdenciário brasileiro vive um momento histórico com a implantação da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), fruto da Lei 12.618/2012.

Imagem

28.06.2012 - Durante Cúpula Social do Mercosul, ministro Gilberto Carvalho defende participação popular

Em discurso realizado nesta quarta-feira (27/06) durante a Cúpula Social do Mercosul, em Mendoza, Argentina, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) defendeu a democracia e a participação social, ao mesmo tempo em que denunciou o processo de deposição do presidente Fernando Lugo, no Paraguai. A Cúpula Social reúne ministros da área social e entidades e movimentos sociais dos países do Mercosul.

Imagem

28.06.2012 - Durante Cúpula Social do Mercosul, ministro Gilberto Carvalho defende participação popular

Em discurso realizado nesta quarta-feira (27/06) durante a Cúpula Social do Mercosul, em Mendoza, Argentina, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) defendeu a democracia e a participação social, ao mesmo tempo em que denunciou o processo de deposição do presidente Fernando Lugo, no Paraguai. A Cúpula Social reúne ministros da área social e entidades e movimentos sociais dos países do Mercosul.

Foto: Daniel Ramalho/Terra

29.06.2012 - Secretário-Geral da ONU destaca papel da sociedade civil e das redes sociais na Rio+20

Em discurso realizado ontem (28/6) na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, Ban Ki-moon fez um balanço da Rio+20. Segundo o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, o evento foi “um sucesso”, e “a sociedade civil e o setor privado tiveram um papel sem precedentes”.