Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Julho > 02.07.2012 - Participação dos ODM na 3ª Feira da Agricultura Familiar de Santa Catarina

Notícias

02.07.2012 - Participação dos ODM na 3ª Feira da Agricultura Familiar de Santa Catarina

A Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Santa Catarina (DFDA/SC) organizou nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, a 3ª Feira Sustentável da Agricultura Familiar, Economia Solidária, Pesca, Reforma Agrária e Energias Renováveis, com o objetivo de possibilitar aos agricultores familiares a divulgação dos seus produtos, bem como promover debates e estudos sobre temas de seu interesse como cooperativismo, sementes e outros assuntos relacionados à Economia Solidária.

O coordenador de Projetos Especiais – ODM da Secretaria-Geral da Presidência, Olavo Perondi, participou da programação em dois momentos. No sábado (30/6) pela manhã, divulgou a plataforma dos ODM na reunião do Fórum Catarinense de Economia Solidária. Na parte da tarde participou de um painel, coordenado pelo delegado federal do MDA, Jurandi Gugel, onde foram tratados os temas relacionados à questão da água. O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Clóvis Lunardi, do Departamento de Inclusão Produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Territorial apresentou o Sistema de Comercialização da Produção da Agricultura Familiar. Olavo Perondi falou sobre os ODM na perspectiva do desenvolvimento sustentável, com considerações sobre os debates realizados na RIO+20. Perondi também destacou a importância da agricultura familiar e da economia solidária para o alcance dos Objetivos do Milênio.

Em seguida, foi apresentado o projeto Cooperativa Regional Agropecuária Terra Livre (Coopertel) de Ponte Alta/SC, um dos 20 projetos premiados na 4ª Edição do Prêmio ODM, e que estava expondo seus produtos na Feira. Uma das ações da Coopertel é organizar a produção e agregar valor aos produtos da agricultura familiar para gerar trabalho e renda. A apresentação do projeto foi feita pelo cooperado Juliano Paulo Heinle.

O Núcleo Municipal dos ODM de Joinville esteve presente na 3ª Feira da Agricultura Familiar, estabelecendo contatos e divulgando as ações relacionadas aos ODM no estado de Santa Catarina e no município de Joinville.