Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Julho > 18.07.2012 - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: um giro pelos estados

Notícias

18.07.2012 - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: um giro pelos estados

O secretário Wagner Caetano, da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais, participou nesta terça-feira (17/7), em Curitiba (PR), da solenidade de entrega do Selo ODM a empresas e instituições que colaboraram para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O evento foi promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná com a finalidade de reconhecer e divulgar boas práticas que contribuem para o alcance dos ODM no estado. Outros eventos acontecem esta semana no Distrito Federal e Amazonas.

Paraná: O secretário Wagner Caetano, da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais, participou nesta terça-feira (17/7), em Curitiba (PR), da solenidade de entrega do Selo ODM a empresas e instituições que colaboraram para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O evento foi promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná com a finalidade de reconhecer e divulgar boas práticas de empresas, instituições públicas e do terceiro setor que realizam projetos que contribuem para o alcance dos ODM do Paraná e, consequentemente, com o desenvolvimento local. O Selo ODM foi lançado em 2011 e as empresas certificadas podem utilizá-lo nos materiais promocionais. A ideia é que o uso do selo auxilie na divulgação de ações sociais com foco nos ODM.

Esta é a 2ª Edição do Selo ODM. Em sua 1ª edição, 113 instituições e empresas se inscreveram para receber o selo e 109 foram certificadas. Este ano, foram recebidas 138 inscrições e 109 empresas foram certificadas.

Distrito Federal: A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) vai divulgar nesta quarta-feira (18), dados sobre mortalidade no Distrito Federal e região metropolitana. Os indicadores integram o quarto volume da publicação Demografia em Foco, que analisa os índices de mortalidade no período de 2000 a 2010.

O lançamento será às 11h na sede da Codeplan – SAIN, Projeção H, 2º Andar, Sala 209. A publicação da pesquisa “A Evolução da Mortalidade no DF e na Área Metropolitana de Brasília (AMIB) entre 2000 e 2010” teve como objetivo valorizar o uso de dados secundários, disponíveis nos sistemas de informações do SUS, para aprimorar o conhecimento sobre a situação de saúde da população do DF e área metropolitana.

Amazonas: O movimento “Nós Podemos Amazonas” promove nesta quinta-feira (19) Círculo de Diálogos para cerca de 50 lideranças amazonenses. Segundo a coordenadora estadual do Nós Podemos, professora Nazaré Correa, o objetivo do encontro é incentivar o trabalho voluntário, potencializando as ações de promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento local sustentável.

Esta é a segunda edição do Círculo de Diálogo do projeto Nós Podemos Amazonas. O evento integra as atividades do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até 2015.

No Amazonas, o encontro contará com a presença de representantes de indústrias e de instituições de ensino, de empresários, e representantes da sociedade civil, governos e comunidades. O objetivo é definir áreas prioritárias para a implantação dos ODM, estabelecer metas a serem perseguidas e programar ações e projetos a serem implementados para a melhoria das comunidades.

A Universidade Estadual do Amazonas atua como parceira dos ODM e desde 2005 cede um espaço físico para a realização de eventos. A Universidade também já foi ganhadora da segunda edição do prêmio ODM Brasil, com o Programa de Formação de Professores (Proformar), responsável pela graduação de mais 16 mil professores no Amazonas, 13 mil somente no interior.

O encontro será realizado, das 8h às 18h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Derivados do Estado do Amazonas, localizada na Avenida Norte Sul, s/n, Conjunto Canaã, bairro Alvorada, em Manaus.

Os interessados em participar devem enviar a ficha de inscrição, disponível para download, para um dos endereços eletrônicos a seguir: francyguedes@bol.com.br ou alex_ximango@yahoo.com.br.