Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Outubro
conteúdo

Outubro

04.10.2012 - Governo federal reforça política de inclusão de catadores de material reciclável

O ministro Gilberto Carvalho abriu nesta quarta-feira (3/10), no salão Leste do Palácio do Planalto, em Brasília, a reunião ampliada entre governo e movimento social que marcou o reinício dos trabalhos do Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Recicláveis (CIISC), coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Ministério do Meio Ambiente.

11.10.2012 - SG conhece Planos de Ação dos Núcleos ODM

A Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República reuniu-se na última terça-feira (9/10) com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS) e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para conhecer os Planos de Ação para os próximos 12 meses dos 27 Núcleos de ODM e do Distrito Federal, no âmbito do Projeto Movimento ODM Brasil 2015.

11.10.2012 - Gilberto Carvalho participa de seminário sobre movimentos sociais e democratização do Estado

“A dedicação do governo aos movimentos sociais não é a cereja do bolo ou um complemento, mas sim uma dimensão essencial para trabalhar a concepção de governo, incluindo a participação social como ferramenta essencial a gestão do Estado”, afirmou o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) nesta quinta-feira (11/10) ao participar do Seminário “Estigmatização e criminalização dos movimentos sociais: Estado, mídia e opinião pública”.

22.10.2012 - OIT lança Convenção 169 na língua Ticuna

Acontece nesta segunda e terça-feira (22 e 23/10), na cidade de Tabatinga (AM), o lançamento da Convenção nº 169 sobre povos indígenas e tribais na língua indígena Ticuna e a reunião sobre o processo de regulamentação da consulta prévia no Brasil.

25.10.2012 - Municípios gaúchos planejam ações de ODM para 2013

A Secretaria-Geral da Presidência da República, representada pelo assessor Laurêncio Körbes, realizou uma série de encontros em três regiões do estado do Rio Grande do Sul, que abrangem 65 municípios, para discutir as ações de municipalização dos ODM a serem implementadas em 2013 e para estruturar as secretarias-executivas dos três Núcleos Regionais – que foram criados em agosto deste ano – no Vale do Rio Pardo, Vale do Rio dos Sinos e Vale do Taquari.

26.10.2012 - Sobre a situação dos Guarani Kaiowá do MS

A recente decisão da Justiça Federal em Naviraí (MS) favorável à reintegração de posse pedida pelo proprietário da fazenda onde vivem os Guarani Kaiowá suscitou uma grande mobilização entre organizações indigenistas e cidadãos nas redes sociais. Milhares de pessoas estão alterando seus nomes de perfis nas redes para fazer menção aos Guarani Kaiowá, num esforço de ajuda e proteção à causa daquele povo. Ao mesmo tempo, interpretações equivocadas, principalmente sobre uma suposta intenção de suicídio coletivo por parte dos indígenas não contribuem para a solução do conflito e desrespeitam os próprios indígenas.