Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Novembro > 14.11.2013 - Gilberto Carvalho participa do 9º Encontro Fé e Política

Notícias

14.11.2013 - Gilberto Carvalho participa do 9º Encontro Fé e Política

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participa, neste final de semana, do 9º Encontro Fé e Política. O evento acontece de sexta a domingo (15, 16 e 17/11), no campus da Universidade Católica de Brasília.

O tema deste ano é “Cultura do Bem Viver: Partilha e Poder”. O chefe do Departamento de Educação Popular e Mobilização Cidadã da Secretaria-Geral, Selvino Heck, participa da oficina Mobilização Social, Educação Popular e Cidadania, e a coordenadora de Relações Institucionais da Secretaria Nacional de Juventude, Fernanda Papa, da oficina Violência e Juventude.

Para a edição deste ano são esperados cerca de três mil participantes, entre integrantes de movimentos sociais, organizações não-governamentais , pastorais e organizações da sociedade civil. No dia da abertura, que coincide com as comemorações da Proclamação da República, será lançado, às 15h, o plebiscito por uma Constituinte Exclusiva pela Reforma do Sistema Político Brasileiro.

Os Encontros Fé e Política são preparados e organizados por uma coordenação local, com apoio da coordenação nacional. Eles são organizados e mantidos à base de contribuição de militantes e dos membros da coordenação nacional. O Movimento Fé e Política é um movimento espiritual que tem como princípios a vivência da fé de cada um aplicada no horizonte da utopia política de cada um. Nas suas áreas de atuação estão a cultura, a ecologia, a ética e a espiritualidade.

Criado em 1989 para debater a formação política dos cristãos, servir de espaço de cultivo da espiritualidade e cuidar da parte pessoal (humana) dos militantes, o Movimento Fé e Política funcionava com reuniões pequenas, encontros e reflexões. Devido a diferentes problemas de sua continuidade, optou-se por fazer grandes encontros a cada um ou dois anos, cada vez num lugar diferente e com diferentes temas, de acordo com o momento, a conjuntura e o local. O primeiro ocorreu em Santo André (SP) e o último em Embu das Artes (SP), há dois anos.