Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Novembro > 18.11.2013 - Trabalho de coleta seletiva em Itaúna é finalista em prêmio nacional

Notícias

18.11.2013 - Trabalho de coleta seletiva em Itaúna é finalista em prêmio nacional

'Cidade Pró-Catador' destaca boas práticas de inclusão social e econômica. Premiação é realizada pela Secretaria Geral da Presidência da República.

O trabalho de coleta seletiva realizado em Itaúna é finalista do prêmio "Cidade Pró-Catador" da Secretaria Geral da Presidência da República. O prêmio, realizado anualmente, destaca as boas práticas de inclusão social e econômica de catadores de materiais recicláveis, em especial na implantação da coleta seletiva. Quatro cidades mineiras serão destaque na final que ocorre em dezembro.

De acordo com o gestor de Resíduos da Prefeitura de Itaúna , Sérgio Cunha, a escolha do município para a final é a afirmação da excelência do trabalho que é realizado no município. “A Prefeitura de Itaúna implantou, em 2002, um sistema de coleta de resíduos que é pioneiro no país e que conta com a participação da população, desde o início. Esta é a razão do sucesso”, afirmou.

A coleta seletiva é realizada em Itaúna há mais de dez anos. Atualmente são coletadas 1.700 toneladas de resíduos mensalmente, sendo que 400 são de matérias recicláveis. Do total de lixo seco, 70% são selecionados e comercializados pela Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itaúna (Coopert). Além de benefícios ao meio ambiente, a coleta seletiva ajuda na inclusão social de famílias por meio da geração de trabalho e renda. Hoje, 86 famílias vivem da renda obtida com a comercialização de material reciclável e da Bolsa Reciclagem do Governo Estadual.

Fonte: G1 (www.globo.com.br)