Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Novembro > 19.11.2013 - Encontro debate a importância da publicação de dados abertos

Notícias

19.11.2013 - Encontro debate a importância da publicação de dados abertos

O governo federal vai realizar o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos, quinta e sexta (21 e 22/11), na Escola de Administração Fazendária, em Brasília (DF), para debater a importância da publicação de dados abertos para a vida dos brasileiros.

Serão realizadas palestras, oficinas e cursos para atrair novos públicos e aprofundar a discussão sobre o tema. A meta é incentivar os brasileiros a trabalhar em regime de colaboração com os governos. O evento é promovido pelo Ministério do Planejamento e Gestão (MPog), em parceria com o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil), e conta com o apoio da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br).

Alguns dos ganhos que os municípios e estados podem ter ao publicar dados abertos é a melhoria da mobilidade urbana, da segurança pública, do desenvolvimento do turismo local e do incremento da participação social nas ações governamentais. Divulgados neste formato, os dados estão disponíveis para qualquer pessoa utilizar e republicar da maneira que achar melhor. A proposta aproxima o governo do cidadão e permite que sejam criados e melhorados os serviços em benefício da sociedade.

A participação de gestores e técnicos desses entes no 2º Encontro Nacional de Dados Abertos é fundamental para fortalecer esta parceria. Acesse o Portal de Dados Abertos (dados.gov.br) e conheça esta nova política pública, que leva o conceito da participação social em seus princípios. Conheça também a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA) e saiba como ela pode ser útil para a publicação dos dados de sua cidade ou estado.