Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Fevereiro

Fevereiro

03.02.2014 - A Voz do Brasil: Operação desintrusão terra indígena Awá-Guajá

Coordenador-Geral de Movimentos do Campo e Territórios da Secretaria-Geral da Presidência da República, Nilton Tubino, fala sobre a primeira fase do processo de desintrusão da retirada de não-índios da Terra Indígena Awa-Guajá, no Maranhão.

Imagem

07.02.2014 - Secretaria-Geral participa de Oficina de Trabalho Decente na Bahia

Nesta quarta-feira (5/2), em Salvador (BA), representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República participaram da Oficina Promoção do Trabalho Decente nos Grandes Eventos – Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos de 2016, promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

11.02.2014 - SG promove oficinas de Participação Social no Congresso do MST

Na quarta-feira (12/2), a Secretaria-Geral da Presidência da República promoverá, durante o Congresso Nacional do MST, duas oficinas de Participação Social voltadas para a disseminação das iniciativas do Programa de Agroindustrialização Terra Forte e do Plano Brasil Agroecológico. Os eventos serão realizados na Mostra Nacional da Cultura e Produção Camponesa, que acontece paralelo ao Congresso do MST, das 9h às 12h.

Foto: Wilson Dias/ABr

13.02.2014 - Gilberto Carvalho: Temos que disputar sonhos da juventude com o shopping center

Em entrevista ao jornal Página/12, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, analisa as razões que levam os jovens para as ruas.

13.02.2014 - Queremos combinar a quantidade na reforma agrária com a qualidade do assentamento, afirma ministro

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, afirmou que a determinação da presidenta Dilma Rousseff é a de que o governo combine a quantidade de hectares incorporados à reforma agrária com a qualidade do assentamento, através do acesso às políticas públicas.

14.02.2014 - Governo brasileiro, Centro RIO+ e sociedade civil iniciam diálogos sobre agenda pós-2015

A Secretaria-Geral da Presidência da República e o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) reuniram, na última terça-feira (11/2), representantes de organizações da sociedade civil, do governo brasileiro e das Nações Unidas para promover o diálogo e aprofundar o debate sobre o posicionamento do Brasil na construção de uma agenda para o desenvolvimento sustentável pós-2015.

Imagem

18.02.2014 - Justiça divulga pesquisas sobre conflitos fundiários

Publicações serão apresentadas durante o 1º Seminário Diálogos Sobre Justiça, nesta quarta-feira (19)

19.02.2014 - Gilberto Carvalho defende mediação como solução de conflitos fundiários

Nesta quarta-feira (19/2), o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) participou do 1º Seminário Diálogos sobre Justiça. Durante o evento, realizado no Ministério da Justiça, foram apresentadas duas pesquisas inéditas sobre estudos de casos emblemáticos de conflitos de terras em áreas urbanas e do campo. As publicações analisam como é possível resolver esses problemas fundiários além das formas tradicionais.

24.02.2014 - Desocupação da Terra Indígena Awá-Guajá começa hoje

Terá início na segunda-feira, 24 de fevereiro, o processo de retirada definitiva dos ocupantes da área indígena Awa-Guajá, um total de 116 mil hectares, localizada no noroeste do Maranhão, entre os municípios de Centro Novo do Maranhão, Governador Newton Bello, São João do Caru e Zé Doca.

Foto: Mpog

26.02.2014 - Ministro Gilberto Carvalho defende a participação social nos processos de planejamento

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, enfatizou nesta quarta-feira (26/02), durante o Seminário Planos Plurianuais Territoriais Participativos, em Brasília, que a aplicação do orçamento participativo reduziu a desigualdade social nos municípios que adotaram essa iniciativa.

Foto: J.Renildo/SG

27.01.2014 - Secretaria-Geral recebe reivindicações de agricultores familiares

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) recebeu nesta quinta-feira (27/2), a pauta da 10º Jornada de Lutas organizada pela Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf).