Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Maio

Maio

02.05.2014 - Espírito Santo assina termo de adesão ao Plano Juventude Viva

Na manhã desta sexta-feira (2/5), a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), ao lado da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), lançou o Plano Juventude Viva no Palácio Anchieta, em Vitória (ES). O programa, que visa à prevenção da violência contra a juventude negra, vai atuar em seis municípios capixabas, além da capital. Ao todo, o governo federal investe 96 milhões de reais, que serão distribuídos em programas nas áreas de educação, saúde, cultura, justiça, trabalho e emprego, entre outras.

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

03.05.2014 - Ministro Gilberto Carvalho expressa pesar pelo falecimento de dom Tomás Balduíno

Ministro lamenta a morte do bispo emérito da Cidade de Goiás.

05.05.2014 - Última semana de inscrição de trabalhos para o Encontro sobre Tecnologia e Inclusão de Catadores de Materiais Recicláveis

Esta é a última semana para inscrever trabalhos para o Encontro promovido pela Secretaria-Geral, IPEA e a UnB, que acontece em Brasília nos entre os dias 20 a 22 de agosto de 2014. Mais informações podem ser obtidas no email: encontrocatador@unb.br e no telefone (61) 3107-0373.

05.05.2014 - As cidades de Natal e Fortaleza sediam seminário "Diálogos da Copa" nesta terça-feira (6)

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participa nesta terça-feira (6/5) do seminário “Diálogos Governo-Sociedade Civil: Copa 2014”, em Natal (RN) e Fortaleza (CE).

Foto: Wilson Dias/ABr

07.05.2014 - Artigo: "Gastos com a Copa não prejudicaram investimentos em saúde e educação" (Gilberto Carvalho)

Uma das maiores paixões do Brasil é o futebol. Por isso, é natural que a realização da Copa do Mundo em nosso país desperte fortes emoções. E é com muita emoção que o significado desse grande evento tem sido analisado.

07.05.2014 - Investimentos para a Copa é tema de encontro em Salvador (BA) e Cuiabá (MT)

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participa nesta quinta-feira (8/5) do seminário “Diálogos Governo-Sociedade Civil: Copa 2014”, em Salvador (BA), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), na 3ª Avenida, 310, Centro Administrativo da Bahia. Representantes do Governo Federal estarão reunidos com representantes dos movimentos sociais, a partir das 15h, para dialogar a respeito da realização do evento no Brasil e do legado que a Copa deixará ao país.

Imagem

09.05.2014 - Arena da Participação Social vai destacar ações construídas em parceria entre Estado e sociedade civil

De 21 a 23 de maio, a Secretaria-Geral da Presidência da República promove a Arena da Participação Social, em Brasília. Na cerimônia de abertura, a presidenta Dilma Rousseff fará o lançamento da Política Nacional de Participação Social e do Compromisso Nacional pela Participação Social, que visam fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo entre Estado e sociedade civil.

Imagem

09.05.2014 - Mato-grossenses querem continuar diálogo sobre legado

Quase 300 pessoas, representando 54 instituições e movimentos sociais, lotaram o auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios, em Cuiabá, nesta sexta-feira (09), para falar dos investimentos para a realização da Copa do Mundo e o legado que ela irá deixar. O debate é parte do seminário “Diálogos Governo-Sociedade Civil: Copa 2014”, promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com o Governo de Mato Grosso.

09.05.2014 - Quilombolas do Rio dos Macacos rejeitam acordo proposto pelo Governo Federal que atende grande parte de suas reivindicações

A Secretaria-Geral da Presidência da República apresentou, na terça-feira (06/05), em Salvador (BA), a quinta proposta do Governo Federal para a resolução do conflito fundiário envolvendo a comunidade quilombola de Rio dos Macacos, em Simões Filho/BA. A proposta, entretanto, foi rejeitada pelos quilombolas presentes à reunião, que reivindicaram praticamente toda a área da Vila Naval da Barragem (278 dos 301 hectares) e o uso da barragem construída pela Marinha.

13.05.2014 - Secretaria-Geral e Ministério do Trabalho lançam compromissos nacionais pelo trabalho decente e pelo aperfeiçoamento das condições de trabalho no setor de turismo e hospitalidade durante a Copa

O evento será realizado no Salão Nobre do Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (15/05) às 15h, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

Imagem

14.05.2014 - Gilberto Carvalho recebe organizações da sociedade civil após a aprovação do Marco Regulatório na CCJ da Câmara dos Deputados

PL que recebeu subsídios do governo federal foi aprovado ontem (13/05) na última comissão de mérito da Câmara dos Deputados e seguirá para votação em plenário

Imagem

15.05.2014 - Governo brasileiro e Centro RIO+ divulgam relatório de Diálogos sobre Agenda Pós-2015

Já está disponível para consulta o relatório dos "Diálogos Sociais: Desenvolvimento Sustentável na Agenda Pós-2015 – Construindo a Perspectiva do Brasil", evento promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) no último dia 11 de fevereiro.

15.05.2014 - Dilma: Desemprego era uma ameaça sempre presente, mas o Brasil virou esta página

A presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil virou a página da ameaça constante do desemprego, e hoje exibe uma das menores taxas do mundo e da própria história. Nesta quinta-feira (15), no lançamento do Compromisso pelo Trabalho Decente na Copa do Mundo, ela também ressaltou que foram criados novos empregos com carteira assinada.

15.05.2014 - “Faremos a Copa das Copas”, diz presidenta Dilma

Durante o lançamento do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM e do Compromisso Nacional pelo Emprego e Trabalho Decente na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM., a presidente Dilma Roussef ressaltou que o legado do Mundial fica para o povo brasileiro. Ela afirmou que os aeroportos, as obras de mobilidade urbana e os estádios ficam para os brasileiros, enquanto os turistas “levam na mala” a garantia de ter visitado um país alegre e hospitaleiro.

16.05.2014 - O que o Brasil ganhou com a Copa?

Vídeo de três minutos responde às principais dúvidas em relação à Copa 2014. A peça demonstra que os investimentos em saúde e educação somaram 825 bilhões, enquanto os estádios custaram R$ 8 bilhões.

20.05.2014 - Alterada programação do evento Arena da Participação Social

Foi alterado para o dia 23 de maio, às 10h, o lançamento da Política Nacional de Participação Social e do Compromisso Nacional pela Participação Social, com a presença da presidenta Dilma Rousseff, durante a Arena da Participação Social, que acontece de 21 a 23 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

20.05.2014 - Governo Federal lança medidas para aprimorar a participação social como método de governo

No dia 23 de maio, às 10 horas, a presidenta Dilma Rousseff lançará medidas com o objetivo de aprofundar e aperfeiçoar a participação social como método do governo: o decreto que institui a Política Nacional de Participação Social (PNPS), o Compromisso Nacional pela Participação Social, o portal Participa.br, e o decreto que altera as regras para a prestação de contas das organizações da sociedade civil. O lançamento acontece no último dia da Arena da Participação Social, evento promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, de 21 a 23 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

20.05.2014 - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Agenda Pós-2015 serão debatidos na Arena da Participação Social

No dia 23 de maio será lançado o 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que reúne informações atualizadas sobre a situação dos ODM nas diversas regiões brasileiras.

Foto: Wilson Dias/ABr

20.05.2014 - Ministro Gilberto Carvalho conversa com a sociedade sobre participação social

Nesta quarta-feira (21/05), a partir das 11h30, o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR), vai se encontrar com blogueiros, midialivristas, jornalistas e internautas para conversar sobre Participação Social como método de governo. A conversa acontecerá no Palácio do Planalto, em Brasília, mas qualquer pessoa poderá acompanhar e fazer perguntas pela internet.

O ministro Gilberto Carvalho, dá entrevista ao Bom Dia, Ministro. Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

21.05.2014 - Bom Dia, Ministro: “É uma irresponsabilidade com o cidadão”, diz ministro sobre greve em São Paulo

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse hoje (20) que a greve dos rodoviários em São Paulo é lamentável e uma "irresponsabilidade". “É lamentável o que ocorreu em São Paulo, uma greve imprevista, não anunciada, uma irresponsabilidade para com o cidadão.”

O ministro Gilberto Carvalho, dá entrevista ao Bom Dia, Ministro. Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

21.05.2014 - "Quanto mais o governo ouve o povo, mais ele tem chances de acertar", diz ministro

Em entrevista a rádios nacionais, Gilberto Carvalho defende que participação social no governo é um processo evolutivo para a política brasileira

22.05.2014 - Ministro participa do lançamento do Marco de Referência da Educação Popular

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participa na manhã desta quinta-feira (22/05), do lançamento do Marco de Referência de Educação Popular para as Políticas Públicas. A cerimônia faz parte da programação da Arena da Participação Social, realizada no Centro Internacional de Convenções de Brasília (DF), e contará com a presença da educadora Nita Freire, mestra e doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

22.05.2014 - Abertura da Arena da participação marca a conquista dos espaços de participação

Mais de 1.500 pessoas participaram da abertura da Arena da Participação Social, quarta à noite (21/05), em Brasília, entre elas representantes de organizações da sociedade civil, gestores públicos, estudiosos e pesquisadores do Brasil e de outras partes do mundo.

Foto: Lydiane Ponciano

22.05.2014 - Gilberto Carvalho na abertura da Arena de Participação Social: é preciso propor novos caminhos para ampliar a participação social

Foi aberta na noite desta quarta-feira (21/5) a Arena de Participação Social, evento coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República que celebra agendas políticas prioritárias para a sociedade civil, tais como o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

22.05.2014 - Governo federal responde pauta de reivindicações do Grito da Terra 2014

A presidenta Dilma Rousseff apresentou, nesta quarta-feira (21/5), as respostas do governo federal para a pauta de solicitações do 20º Grito da Terra Brasil, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

22.05.2014 - Arena da Participação Social: Secretaria-Geral faz balanço da agenda do marco regulatório das organizações da sociedade civil

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (22/5) um balanço da agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, no âmbito do 2º Seminário Internacional sobre o tema. O evento acontece durante a Arena da Participação Social, que está sendo realizada em Brasília, até o dia 23 de maio, pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Foto: Viviane Brochardt

22.05.2014 - Ministro Gilberto Carvalho assina portaria que institui o Marco da Educação Popular

Na manhã desta quinta-feira, 22, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR), Gilberto Carvalho, assinou a portaria que institui o Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas. A assinatura aconteceu durante o Seminário Nacional de Educação Popular em Saúde, que integra a programação da Arena de Participação Social, que está sendo realizada no Centro Internacional de Convenções de Brasília (DF).

23.05.2014 - Presidenta Dilma na Arena da Participação Social: sem participação social não há reforma política

Na manhã desta sexta-feira (23/5), durante a Arena da Participação Social promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República, a presidenta Dilma Rousseff lançou diversas medidas para aperfeiçoar a participação social como método do governo.

23.05.2014 - Confira na Revista da 5º Edição ODM, as 30 práticas de organizações sociais e prefeituras vencedoras do Prêmio ODM Brasil

A publicação foi produzida pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com o o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade

26.05.2014 - Catadores de materiais recicláveis participam de capacitação para atuar na Copa em Fortaleza

Cem catadores da cidade vão trabalhar no entorno da Arena Castelão e no espaço onde será a Fan Fest, na Praia de Iracema. Eles foram selecionados após convênio firmado entre Prefeitura de Fortaleza e Ministério do Meio Ambiente

26.05.2014 - Arena da Participação Social: leia decretos assinados pela Presidenta Dilma sobre Política de Participação Social e Organizações da Sociedade Civil

Foram publicados nesta segunda-feira (26/5) no Diário Oficial da União (DOU), os três decretos assinados pela presidenta Dilma Rousseff na última sexta-feira (23/5), durante o evento Arena da Participação Social:

26.05.2014 - Sociedade civil, iniciativa privada e convidados discutem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

As metas para se chegar a um desenvolvimento sustentável foram discutidas entre governo, iniciativa privada e segmentos sociais no painel “Diálogos sobre a Agenda Pós-2015: A construção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, sexta-feira (24/05), último dia da Arena de Participação Social, realizada em Brasília (DF). Algumas das sugestões que foram consenso são a redução da pobreza e da desigualdade social e a promoção da segurança alimentar e nutricional.

29.05.2014 - Assessor da Secretaria-Geral da Presidência fala sobre Copa, defende o diálogo e destaca investimentos do governo

Em entrevista ao programa ReperCUT Paraná (21/5) o assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo, falou sobre os investimentos do governo federal para a Copa do Mundo e sobre o diálogo com os movimentos sociais. Feijóo destacou que a maioria dos investimentos feitos pelo governo, tais como as obras viárias, vão ficar como legado para a população. Ele ressaltou, também, os investimentos que vêm sendo feitos em saúde e educação.