Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Junho

Junho

03.06.2014 - Gilberto Carvalho aposta na melhoria das relações de trabalho no setor de turismo e hospitalidade

“Que a gente faça da Copa um pretexto para um grande acordo no setor de turismo e hospitalidade”, afirmou o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, na abertura do Seminário Turismo e Hospitalidade, realizado nesta terça-feira (3/6) para discutir o Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014TM com empresários e representantes de trabalhadores.

05.06.2014 - Ministro lança a segunda edição do prêmio Cidade Pró-Catador

O ministro Gilberto Carvalho lançou, nesta quinta-feira (05/06), a segunda edição do Prêmio Cidade Pró-Catador, que reconhece boas práticas de inclusão dos catadores de materiais recicláveis. O prêmio é promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR) e pela Fundação Banco do Brasil (FBB), em parceria com Ministério do Meio Ambiente e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

09.06.2014 - Nota à imprensa - Negociações com o movimento de moradia de São Paulo

Representantes do governo federal e da prefeitura de São Paulo reuniram-se nesta segunda-feira (9/6), em São Paulo (SP), com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

09.06.2014 - Seminário de Comunicação conecta moradores na Amazônia

Melhorar a comunicação entre os municípios e ao mesmo tempo conectar moradores e governantes foi um dos focos do Seminário de Comunicação Comunitária na Amazônia, realizado entre os dias 5 e 7 de junho, em Altamira (PA). O encontro reuniu especialistas, governo e sociedade civil para debater diversos temas ligados à participação social e o papel da comunicação para as populações locais.

09.06.2014 - Secretaria-Geral da Presidência da República anuncia os projetos vencedores da Maratona Hacker das Organizações da Sociedade Civil (OSCs)

ParticipaOSC, Cebas Online e Tigre foram os três projetos escolhidos para serem desenvolvidos durante a Residência Hacker

10.06.2014 - Veja critica participação social, mas ignora esclarecimentos da Secretaria-Geral

A revista Veja publicou na edição desta semana, com data de 11/06/2014, editorial e matéria com muitos adjetivos e referências à história da União Soviética, a pretexto de criticar o decreto no. 8.243/2014, por meio do qual a presidenta Dilma Rousseff institui a Política Nacional de Participação Social. O editorial chega a caracterizar o decreto como “o mais ousado e direto ataque à democracia representativa em dez anos de poder petista no Brasil”.

11.06.2014 - Governo intensifica diálogo com a sociedade

Política Nacional de Participação Social convida brasileiros a opinarem sobre as situações presenciadas em suas cidades

11.06.2014 - Mercadante: "Estamos buscando estímulos para a participação do cidadão"

Ministro-chefe da Casa Civil tratou, em coletiva, sobre o decreto que estabelece a Política Nacional de Participação Social

17.06.2014 - Presidenta Dilma sanciona lei que aprova adicional de periculosidade para motofretistas e mototaxistas

A presidenta Dilma Rousseff sanciona nesta quarta-feira (18/6) o Projeto de Lei 2865/2011, que reconhece as profissões de mototaxista, motoboy, motofrete e de serviço comunitário de rua como atividades perigosas. Com isso, os trabalhadores da categoria passam a ter direito ao adicional de insalubridade de 30% sobre o valor do salário. A cerimônia acontece às 17h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília/DF.

17.06.2014 - Inscrições para Ecoforte são prorrogadas para 30 de junho

Fundação BB vai selecionar 30 projetos de agricultura orgânica e extrativismo sustentável; o prazo para enviar dúvidas vai até 23 de junho

18.06.2014 - Presidenta Dilma sanciona lei de periculosidade e diz que motoboys fazem parte da vida dos brasileiros

Durante a cerimônia de sanção da lei que incluiu na CLT o adicional de periculosidade para motoboys, mototaxistas e motofretistas, a presidenta Dilma Rousseff reconheceu a importância da categoria para o país. “hoje é inconcebível uma cidade sem motoboys, eles fazem parte da vida dos brasileiros”. Segundo a Presidenta, o adicional de periculosidade é um direito justo e necessário, para uma categoria que enfrenta o trânsito todos os dias, colocando em risco não só a sua segurança, mas o destino de suas famílias.

20.06.2014 - Catadores atuam em cidades-sede da Copa 2014

Milhares de torcedores que vão aos jogos nos estádios da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 estão contando com o trabalho de catadores de material reciclável, que garantem a limpeza da área externa das arenas e das festas oficiais para as torcidas. Seis cidades-sede foram contempladas com R$ 2,3 milhões do Ministério do Meio Ambiente (MMA), permitindo a atuação de 710 catadores em Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal e São Paulo.

20.06.2014 - Artigo: Bendita polêmica! (Gilberto Carvalho)

Confira a íntegra do artigo do ministro Gilberto Carvalho, publicado no último dia 14 de junho na coluna Tendências/Debates da Folha de S. Paulo. No texto, Carvalho fala que o decreto nº 8.243 reconhece uma rica realidade já existente e não cria nenhum novo conselho. De acordo com o ministro, o decreto amplia a perspectiva de novas formas de participação pelas redes sociais, que inauguram uma nova era no exercício da cidadania. Artigo - Folha de S. Paulo -14/6 Gilberto Carvalho :: Bendita polêmica! Conselhos sociais ferem autonomia dos Poderes? NÃO

25.06.2014 - “As arenas vão multiplicar o esporte e a cultura”, diz Gilberto Carvalho

Em entrevista às rádios, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, falou sobre os legados da Copa

27.06.2014 - Íntegra da entrevista concedida pelo ministro Gilberto Carvalho ao programa Bom Dia Ministro

Íntegra da entrevista concedida em 25/06/2014 pelo ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, ao programa Bom Dia Ministro, da EBC.