Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Abril > Governo Federal discute preparativos para participação na Marcha dos Prefeitos

Notícias

Governo Federal discute preparativos para participação na Marcha dos Prefeitos

Reunião também apresentou principais eventos de interesse dos estados e municípios entre abril e maio

A participação dos ministérios na XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a ser realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em maio, foi o principal tema da segunda reunião de 2016 do Sistema de Assessoramento Federativo (SASF) do Governo Federal, realizada nesta terça-feira (5) em Brasília. 

Os assessores federativos debateram como se dará a participação federal no encontro municipalista. Além disso, defenderam a inclusão de temas a serem discutidos no último ano de mandato dos prefeitos, como o combate ao zika vírus, a ampliação do Programa Mais Médicos nos municípios, os resíduos sólidos e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), dentre outros. 

Leia mais:
>>> Em seminário, secretário defende agroecologia e produção de orgânicos
>>> Delegação do Nepal estuda sistema federativo brasileiro
>>> Secretaria de Governo promove Semana de Participação Digital

REUNIÃO SAF CNM
Reunião em Brasília debateu Marcha dos Prefeitos e demais eventos de interesse dos estados e municípios.  Foto: Liz Pires SG/PR

O encontro foi coordenado por Gilmar Dominici e Paula Ravanelli, assessores especiais da Subchefia de Assuntos Federativos (SAF) da Secretaria de Governo. Eles receberam os representantes da CNM que apresentaram detalhes da pauta e logística do evento. 

A Marcha

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é realizada anualmente desde 1998, e tornou-se um dos maiores eventos político do Brasil, contanto com a presença de prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República. Durante o evento são discutidas questões que influenciam o dia-a-dia dos municípios e são apresentadas as reivindicações do movimento municipalista. 

Agenda Federativa

Os principais temas e eventos que terão impacto no dia-a-dia das prefeituras e governos estaduais durante os meses de abril e maio também foram apresentados na reunião. A agenda federativa, divulgada a cada dois meses durante os encontros do SASF é elaborada pela Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência. Confira a agenda aqui.

Paula Ravenelli - SAF/SG