Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Abril > Memorial Serra da Mesa promove VIII Semana Indígena

Notícias

Memorial Serra da Mesa promove VIII Semana Indígena

Representante da SG reafirmou a necessidade de preservação do meio ambiente e de tradições culturais como meio de promoção dos ODS

A cidade de Uruaçu, no estado de Goiás, reuniu na semana passada (19 a 24/04) mais de 50 representantes indígenas para o intercâmbio de conhecimentos e promoção do resgate das culturas tradicionais, com foco na educação ambiental. A iniciativa faz parte da VIII Semana Indígena da Serra da Mesa, promovida pelo Memorial Serra da Mesa.

Indígenas das etnias Kaiapó, Tukano, Macuxi, Kariri-Xocó, Xavantes e Ava-Canoeiro fizeram exposições para cerca de 3 mil participantes que tiveram acesso às danças e rituais tradicionais indígenas, a feira de produtos da sociobiodiversidade indígena - como artesanatos, raízes e pinturas corporais- e trocas de sementes.

Leia mais:
>>> Dilma assina decreto que regulamenta o MROSC
>>> Participação social é destaque em debate de Direitos Humanos
>>> Lei permite o uso de residência como sede de estabelecimento

memorial serra da mesa
Proteção do meio ambiente e valorização de tradições fazem parte dos ODS.  Foto: João Carlos Barreto

De acordo com a coordenadora do Memorial Serra da Mesa, Sinvaline Pinheiro, a ideia é reunir as pessoas em torno de um bem comum. “Os povos indígenas nos ensinam a viver em comunhão e são defensores do meio ambiente”, disse. “Seu modo de viver está sempre em sintonia com a natureza, além de serem guardiões da biodiversidade”.

A assessora da SNAS/SG, Ana Paula Sabino, responsável pela interlocução com os indígenas para a pauta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), participou da atividade e relatou sobre a experiência. “Proteger o meio ambiente, valorizar os conhecimentos tradicionais e as práticas locais são ações fundamentais da agenda dos ODS”, afirmou. “A nossa função aqui é unir o social, com o ambiental e o econômico na perspectiva de melhorar a qualidade de vida da população, além de seguir a agenda internacional com os valores regionais e locais”.

O evento também contou com as participações de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), da Prefeitura de Uruaçu, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Instituto Federal de Goiás (IFG), da Faculdade Serra da Mesa (FASEM) e do Sebrae.

Ivonne Ferreira SNAS/SG