Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Junho > Estados avaliam que governo mostra eficiência no Congresso

Notícias

Estados avaliam que governo mostra eficiência no Congresso

Governadores do Tocantins e do Pará afirmaram que governo tem obtido vitórias importantes para a recuperação do País

Governadores do Pará e do Tocantins estiveram reunidos, nesta quinta-feira (9), com o presidente em exercício, Michel Temer. Eles trataram sobre demandas regionais e falaram sobre o endividamento dos Estados. Os executivos, ao saírem do encontro, avaliaram que o governo está no caminho certo para tirar o Brasil da crise econômica.


Marcelo Miranda, governador do Tocantins, ponderou que o novo governo tem um bom trânsito político no Congresso Nacional, o que facilitará aprovar as medidas necessárias para a recuperação do País.


Na avaliação do governador, a formatação da nova equipe do governo em exercício, com ministros não apenas com trânsito político, mas também com competência para garantir a aprovação de medidas importantes, tem sido determinante para avançar a estratégia de recuperação da economia.


Desvinculação
Miranda avaliou a aprovação da proposta que renova a Desvinculação das Receitas da União (DRU), que passou ontem pela Câmara com um largo placar a favor do governo, como uma mostra da solidez da base aliada.


“O governo mostrou mais uma vez sua eficiência política dentro do Congresso Nacional”, avaliou. “O ministro Geddel Vieira Lima (secretaria de Governo), ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) são experientes, conhecem o Congresso e têm apresentado propostas sensatas”, afirmou.


Clima
Ele ponderou ainda que o clima no Congresso é de confiança e de apoio ao novo governo, cenário que se repete entre os entes da federação. “Posso dizer sem errar, não estou autorizado pelos governadores, mas todos os federados estão convencidos de que temos de estar juntos. O caminho é este”, considerou.


O deputado Lázaro Botelho (PP), coordenador da bancada do Tocantins na Câmara, fez avaliação semelhante a do governador e ponderou que o novo governo acertou o caminho. “A base está unida, e a aprovação da DRU é a prova de que o apoio é integral”, afirmou.


Simão Jatene, governador do Pará, avaliou que o presidente em exercício está disposto e quer resolver os problemas fiscais do governo federal e dos integrantes da federação, que enfrentam dificuldades com suas dívidas estaduais. “O esforço do presidente é esse. Discutimos inclusive a necessidade de refazer o pacto federativo”, relatou.


Portal Brasil