Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Março > Comissão aprova 230 indicadores globais para monitorar ODS

Notícias

Comissão aprova 230 indicadores globais para monitorar ODS

Conjunto de indicadores foi aprovado em sessão presidida pelo Brasil

Reunida  entre os dias 08 e 11 de março, em Nova Iorque, a Comissão de Estatística das Nações Unidas aprovou um conjunto de 230 indicadores globais que ajudarão a monitorar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em todo o mundo. A 47ª Sessão da comissão foi presidida  pelo Brasil, representado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que exercerá a função por um ano.

O quadro de indicadores globais será encaminhado ao Conselho Econômico e Social da ONU e à Assembleia Geral para ser avaliado e adotado. Se aprovado, os países deverão se apropriar dos dados para formatar políticas para a implementação dos novos objetivos globais da ONU, parte da Agenda 2030. 

Leia mais:
>>> Mesa Nacional de Diálogo debate Reforma Urbana e habitação social
>>> Secretaria de Governo realiza 3° Fórum Dialoga Brasil Interconselhos em Brasília
>>> Defensores públicos conhecem agenda do MROSC

ODM ONU.jpg
A reunião ocorreu na sede da ONU em Nova York com autoridades de 193 países. Foto: ONU/Cia Park

A Comissão destacou que os princípios globais de medição não foram elaborados para acompanhar os avanços a nível regional e nacional, pois este controle dependerá das realidades e capacidades de cada país. Brasil já tem força-tarefa sobre o tema desde 2015.

Em julho desse ano, o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável deverá produzir análises do que está sendo feito, a nível nacional e por temas, para implementar a Agenda 2030.

Agenda ODS

Será lançada em 2017 a Agenda ODS, como parte das ações de apoio à gestão dos municípios conduzidas pela Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo. Planejado a partir da experiência obtida com os Objetivos de desenvolvimento do Milênio, o sistema está sendo elaborado como um aperfeiçoamento da Agenda de Compromissos dos ODM.

A Agenda ODS representará um novo pacto entre o governo federal e os municípios para monitorar a execução de ações que possam melhorar a vida da população, agora sob o foco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Portal Federativo com informações da ONU-BR.