Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Março > Berzoini se reúne com Movimento dos Atingidos por Barragens e reafirma compromisso de diálogo

Notícias

Berzoini se reúne com Movimento dos Atingidos por Barragens e reafirma compromisso de diálogo

Governo discute medidas para garantir apoio às vítimas desse tipo de acidente

O ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, recebeu nesta quinta-feira (10) representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). O encontro tratou das principais reivindicações do movimento e o apoio da SG na articulação com órgãos diretamente envolvidos no encaminhamento das pautas. O secretário Wagner Caetano, de Articulação Social, também participou da reunião.

“Aqui é um espaço para que possamos encaminhar e coordenar as ações que respondam positivamente às necessidades dos movimentos sociais”, afirmou Berzoini. "É importante nos articularmos para que, dentro do que é viável para o Governo Federal, possamos atingir o melhor resultado possível”, completou o ministro.

Leia mais:
>>> SG participa de Caravana Socioambiental no semiárido
>>> ODS: Conheça os Objetivos de Desenvolvimento para as Mulheres
>>> Berzoini quer "estratégia conjunta" com municípios para estimular crescimento

mabMinistro Ricardo Berzoini se reúne com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens.   Foto: Naiara Pontes/SG

O MAB defendeu a importância da definição de medidas imediatas e estruturais no apoio às vítimas atingidas por desastres envolvendo barragens. Uma das propostas é a constituição da Política Nacional de Direitos da População Atingida por Barragens, com o intuito de garantir diretos da sociedade em casos de desastres e reparação de impactos socioambientais.

Além disso, foi discutido o Termo de Ajustamento de Conduta assinado em conjunto com a Samarco. “Se pudermos trabalhar não só no cenário nacional, mas também em conjunto com a participação direta dos envolvidos e com as políticas locais podemos ter resultados mais imediatos”, ressaltou Berzoini.

O movimento também apresentou o projeto de fundo para financiamento dos Planos de Recuperação e Desenvolvimento de Áreas Atingidas por Barragens, para garantir verbas necessárias para a contratação de projetos específicos no âmbito deste Plano até o final deste ano.

Uma nova reunião deve acontecer nas próximas semanas para dar prosseguimento às discussões.

Jéssica Castro - ASCOM/SG