Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Março > Secretaria de Governo promove Semana de Participação Digital

Notícias

Secretaria de Governo promove Semana de Participação Digital

Objetivo é disseminar conhecimento sobre Plataformas de Participação Social como o Participa.br e o Dialoga Brasil

A Secretaria de Governo promove a partir desta terça (29) até quinta-feira (31), a Semana da Participação Digital com o objetivo de disseminar o conhecimento das Plataformas de Participação Social (Participa.br e Dialoga Brasil) do Governo Federal e debater estratégias de colaboração e aprimoramento das ferramentas de participação por meios digitais.

“Nosso desafio é fazer a integração entre a participação presencial e a digital”, explicou o diretor do departamento de Diálogos Sociais da Secretaria Nacional de Articulação Social da SG, Cícero Cavalcante. “A nossa experiência mostra quanto o processo de participação ganha com isto”, disse.

Leia mais:
>>> SG e PNUD apoiam mutirão para indígenas em Pirakuá (MS)
>>> Comissão aprova 230 indicadores globais para monitorar ODS
>>> Mesa Nacional de Diálogo debate Reforma Urbana e habitação social 

ParticipaBr
Semana de Participação Digital incentiva o uso das plataformas Participa Br e Dialoga Brasil. Foto: Naiara Pontes - ASCOM/SG

A plataforma de participação social Participa.br já foi utilizada para consultas públicas por 17 órgãos e ministérios, desde 2014. Já a plataforma Dialoga Brasil, que iniciará nova fase em breve, foi utilizada por 5 ministérios com a participação de mais de 200 mil pessoas, desde 2015.

“A presença de conselheiros nesta Semana é muito importante para incentivarmos o uso das plataformas digitais nos Conselhos visando ampliar a participação social e a efetividade das políticas públicas debatidas por meio digital”, avaliou o secretário da SNAS, Wagner Caetano.

A Semana da Participação Digital visa capacitar gestores públicos federais, representantes da sociedade civil organizada e de conselhos para a realização de consultas públicas, do fortalecimento do debate coletivo, da transparência das organizações com foco no papel das plataformas digitais e da experimentação institucional.

Nesta terça-feira, gestores públicos federais e representantes de conselhos participam das oficinas de capacitação na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília; na quarta-feira (30) o diálogo se dará no Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados visando a ampliação do processo de participação digital no Poder Legislativo; e na quinta-feira (31) acontecerá no Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa e Inovação em Software (LAPPIS) da UnB, Gama (DF), onde será realizada uma roda de diálogo com a participação de pesquisadores, estudantes e membros do coletivo Rede Livre sobre o papel das plataformas digitais na agenda política do século XXI.

 Participa.br e Dialoga Brasil

As Plataformas de Participação Social Participa.br e Dialoga Brasil são ferramentas de governança digital que auxiliam e fornecem suporte tecnológico ao diálogo da sociedade com o governo em diferentes temas.

As plataformas oferecem uma série de ferramentas de comunicação para cidadãos, redes, movimentos sociais e organizações que querem participar da construção de políticas públicas.

Ivonne Ferreira - SNAS/SG