Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Novembro > Segov participa de Fórum sobre a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Notícias

Segov participa de Fórum sobre a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov),  participou no Tribunal de Contas da União, na última segunda-feira, do Fórum Internacional: Implementando os ODS- Objetivos para Transformar o Brasil.

O evento, que contou com diversos representantes do Governo Federal, tratou de temas acerca da preparação do Brasil para a implementação dos ODS; desafios e oportunidades; estratégia do TCU para acompanhamento, sistemas de informação e indicadores do alcance; ODS no orçamento nacional e compromissos internacionais do Brasil; além dos Objetivos para Transformar o Brasil e a vertente Social.

O Secretario de Articulação Social da Segov, Henrique Vila, discorreu sobre a participação social, coordenação e articulação com as três esferas de governo para a implantação dos Objetivos e previsão de plano de ação.

Henrique ressaltou que Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável é resultado de uma construção coletiva com início na Conferência Rio+20, realizada no Rio de Janeiro em 2012, e busca garantir a paz e a prosperidade. “Mais que um Protocolo Internacional, ela constitui uma plataforma norteadora de políticas públicas, representando uma oportunidade de aperfeiçoamento da gestão pública em níveis econômicos, sociais e ambientais”, explica o Secretário.

A Secretaria de Governo da Presidência da República é a instância responsável pela coordenação política e social no Governo Federal e pela interlocução com Estados, Distrito Federal, Municípios e a Sociedade Civil.

Cabe à Segov, dentre outras atividades, desempenhar um papel central e dinamizador na relação do Governo Federal com entes da sociedade civil.  Ouvir os anseios da sociedade, acalmar as tensões internas, inerentes à diversidade dos cidadãos para oferecer o apoio do governo a pleitos de diversas ordens, no sentido de implantar as políticas públicas necessárias ao desenvolvimento do país.