Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Dezembro > CNODS realiza segunda reunião ordinária
conteúdo

Notícias

CNODS realiza segunda reunião ordinária

ODS

Comissão fará o lançamento do Plano de Ação no próximo dia 15/12, oportunidade em que será criada a primeira Câmara Temática e o lançamento do Prêmio ODS Brasil.

 

Na última sexta-feira (01), aconteceu no Palácio do Planalto a 2ª reunião ordinária da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), a última de 2017. Vários assuntos foram tratados na pauta da Comissão, com destaque para a discussão da proposta elaborada pelo Grupo de Trabalho que foi instituído para definir os critérios para a criação das Câmaras Temáticas, instâncias vinculadas à CNODS. As Câmaras temáticas terão o nobre papel de assessorar a Comissão Nacional em aspectos relacionados ao planejamento e à elaboração de propostas e subsídios que contribuam com o fortalecimento de políticas públicas para o cumprimento das metas dos ODS.

Durante reunião, ainda como parte da pauta, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) apresentou o mapeamento dos atributos do Plano Plurianual vis a vis às metas dos ODS e o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o cronograma e as atividades que estão sendo desenvolvidas para a definição dos indicadores das metas dos ODS com respectivo cronograma. O secretário nacional de Articulação Social, e secretário-executivo da CNODS, Henrique Villa, participou da reunião e avalia a evolução dos trabalhos da CNODS ao final do exercício 2017: “tivemos um ano intenso, de conquistas importantes para a Agenda 2030 Brasil. Estamos encerrando o exercício com a instância nacional de governança devidamente instalada e funcionando. E o Plano de Ação do biênio 2017-2019 aprovado pelo colegiado e prestes a ser divulgado para a sociedade brasileira”, ponderou.

Ficou sinalizada, ainda, durante a reunião, que o lançamento do Plano de Ação da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável deverá ocorrer no próximo dia 15/12, oportunidade em que será criada a primeira Câmara Temática da CNODS e que será lançamento o Prêmio ODS Brasil.

Sobre a CNODS

O Decreto Presidencial nº 8.892, publicado em 31/10/2016, estabeleceu uma instância de governança nacional ao processo de implantação da Agenda 2030 no país, com a criação da Comissão Nacional para os ODS, um colegiado de natureza consultiva e paritária, com a finalidade de internalizar, difundir e dar transparência às ações relativas aos ODS. A CNODS é composta por 16 coletivos que representam os três níveis de governo e da sociedade civil, constituindo um amplo espaço para a articulação, a mobilização e o diálogo que reúne as três instâncias federativas, o terceiro setor, o setor produtivo e as instituições de ensino, pesquisa e extensão.