Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Novembro > Evento em Manaus estimula o empreendedorismo na região
conteúdo

Notícias

Evento em Manaus estimula o empreendedorismo na região

SNAS

SEGOV/PR participa dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente edição 2017

 

O secretário Nacional de Articulação Social, Henrique Villa, da Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV/PR), participou Na última sexta-feira (24), da da solenidade de outorga dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2017, em Manaus.

No evento, o secretário assinou um acordo de cooperação técnica (ACT) com o IBICT e a Ação Pró-Amazônia. O objetivo da parceria é ampliar a base de conhecimentos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e o seu fortalecimento ambiental, econômico e social.

Em 2018, a Secretaria Nacional de Articulação Social será parceira nas atividades relacionadas aos Prêmios, como explica Henrique Villa. “O Presidente da República está em vias de lançar o Prêmio Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e o objetivo do ACT é propiciar as condições para que breve, possamos realizar rodadas regionais do Prêmio Nacional e contar com a expertise e parceria de instituições que estão na vanguarda de eventos semelhantes nas macrorregiões brasileiras em geral e na Amazônia em particular”, destacou. 

 

Agenda 2030

Os prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente estão diretamente relacionados à Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Isso por que entre seus objetivos estão promover a reflexão e propor ações sobre as perspectivas econômicas, científicas, tecnológicas, ambientais, sociais e de empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.

A Agenda 2030 é fruto do consenso entre 193 países membros da ONU e reúne contribuições do diálogo entre governos e sociedade civil, construídos desde a Rio+20 que resultou na inserção de novas temáticas ao desenvolvimento sustentável tais como: indústria, inovação, infraestrutura, trabalho, crescimento econômico, paz e justiça, mudanças climáticas, dentre outros.

Até 2030 o Brasil se comprometeu a alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas que buscam, dentre outras, erradicar a pobreza e a fome; reduzir as desigualdades; combater mudanças climáticas; promover o crescimento econômico inclusivo.