Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Setembro > Os ODS sobem a rampa do Palácio do Planalto
conteúdo

Notícias

Os ODS sobem a rampa do Palácio do Planalto

ODS

Brasil participa do Dia Global de Ação para os ODS

Há exatos 3 anos, em 25 de setembro de 2015, 193 Estados-membros da ONU lançavam em Nova York (EUA), a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A data é comemorada mundo afora pelas Nações Unidas como o “Dia Global de Ação para os ODS”.

No lançamento o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, parabenizou a todos os países pela disposição na construção da nova agenda mundial de desenvolvimento, afirmando que se tratava de uma agenda universal, transformadora e integrada, que anunciava um ponto decisivo para o mundo. O então secretário-geral dizia que se tratava “de uma Agenda do povo, um plano de ação para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões, de forma irreversível, em todos os lugares, não deixando ninguém para trás”. E que buscava garantir a paz, a prosperidade e forjar parcerias com as pessoas, tendo o planeta em seu cerne. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dizia ele, “integrados, interligados e indivisíveis, são os objetivos das pessoas e demonstram a escala, a universalidade e a ambição da nova Agenda”.

Neste sentido, a Secretaria de Governo da Presidência da República, dentro do seu papel preponderante de coordenação nacional da governança da Agenda 2030 Brasil, não poderia deixar de registrar a data e agradecer o esforço de todos para a consolidação da Agenda dos ODS no Brasil.

Importante reconhecer a contribuição dos representantes da sociedade civil e dos governos à Agenda 2030 no Brasil – das redes de ODS em todo o território nacional, das instituições de ensino, pesquisa e extensão, das instituições do terceiro setor em geral, dos empresários, órgãos de controle, parlamentos, judiciário, organizações da ONU presentes no Brasil e da sociedade brasileira como um todo, uma vez que todo cidadão é protagonista da Agenda de transformação que os ODS representam. 

 

Agenda 2030

A Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) faz parte de um Protocolo Internacional, assinado por 193 países, na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2015, onde o Governo Brasileiro assumiu o compromisso de adotar um modelo de desenvolvimento sustentável, com metas a serem alcançadas até 2030. O Brasil, como sede da Conferência Rio+20, teve um importante papel na construção da Agenda e na promoção de amplo diálogo realizado com a sociedade civil e governos.

Com o propósito de não deixar ninguém para trás, foram definidos 17 Objetivos, 169 Metas e 232 Indicadores, a serem cumpridos até 2030. Destacam-se temas relevantes, tais como: erradicação da pobreza, saúde, educação, trabalho decente, inovação, consumo sustentável, combate à mudança do clima, paz e parcerias.