Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SEGOV discute desenvolvimento sustentável na 3º Infoplan

Notícias

SEGOV discute desenvolvimento sustentável na 3º Infoplan

A 3ª Infoplan é organizada pelo IBGE e faz parte das comemorações dos 80 anos da instituição. Durante cinco dias, a Conferência vai reunir técnicos e pesquisadores do IBGE e de outras instituições governamentais, interessados na produção, disseminação e utilização de informações necessárias ao conhecimento da realidade do país e ao exercício da cidadania.

 Do dia 05 a 09 de dezembro acontece no Centro de Convenções SulAmerica, no Rio de Janeiro, a 3ª Conferência Nacional de Produtores e Usuários de Informações Estatísticas, Geográficas e Ambientais (Infoplan).  Com o tema  "Coordenação para o Planejamento", o  evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira (05). A Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV) foi representada pelo secretário Nacional de Articulação Social, Henrique Villa.

Entre os temas a serem discutidos ao longo da programação está a Agenda 2030. O protocolo internacional da Assembleia Geral das Organizações é composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 169 metas e 231 indicadores para o monitoramento e a avaliação para implementação das propostas. O documento foi  apresentado durante a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável em 2015, onde 193 países, incluindo o Brasil, anunciaram o compromisso em promover as ações propostas.

Na abertura, Henrique Villa destacou em sua fala, a importância da Agenda 2030. “Trata-se de uma agenda de planejamento de Políticas Públicas que vai do global ao local, propondo um plano de ação que zele pelo planeta, pela prosperidade,  pelas pessoas, num ambiente de paz e com parcerias amplas”, disse.

O secretário ressaltou ainda, o empenho da SEGOV para a construção da estrutura de Governança da Agenda 2030 Brasil: “Estamos neste momento coordenando o esforço de montagem da estrutura da Comissão Nacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que nos oferece real oportunidade de olhar para frente, para 2030”, disse. “Trata-se de uma oportunidade de exercitar um planejamento de longo prazo no país”, concluiu. 

Durante toda a semana uma equipe técnica da SEGOV participa da 3º Infoplan. Na quinta-feira, (08/12) o Secretário Nacional de Articulação Social, Henrique Villa, volta ao Rio de Janeiro para participar da Sessão Plenária “O Brasil sustentável: a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, promovida pelo evento, a partir das 17:30, com a participação de representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Meio Ambiente e do IBGE.