Você está aqui: Página Inicial > Seminário Internacional Inovação Social > Notícias > A importância de apoiar projetos de inovação social
conteúdo

Notícias

A importância de apoiar projetos de inovação social

Mais do que nunca é fundamental que as empresas despertem para a importância de apoiar projetos de inovação social. Afinal, estes projetos desempenham hoje um papel preponderante na resolução de diversos problemas da nossa sociedade.

Mas, para que os projetos atinjam a devida dimensão é necessário existir apoio efetivo de mentores empresariais que possam fornecer ao projeto importantes inputs e orientações. As empresas que conseguem ter essa sensibilidade e que abraçam este tipo de iniciativas, fundamentais para o crescimento da economia, percebem o seu valor e a sua importância na sociedade. Para estas, surge agora um novo desafio.

Neste âmbito merece destaque o Impact Generator, um programa de aceleração de impacto social, uma iniciativa do Laboratório de Investimento Social, que já vai na sua 3ª edição. Nas próximas semanas, seis projetos com uma missão social vão trabalhar no Impact Hub Lisbon para melhorar a sustentabilidade dos seus negócios e com o objetivo de captar investimento.

Esta edição conta com uma startup na área do setor público, que pretende ligar cidadãos e entidades públicas; com um projeto de crowdfunding para iniciativas sustentáveis; com um projeto dedicado à saúde mental e também com uma organização que pretende pôr as famílias a poupar dinheiro em livros escolares, através de uma plataforma de partilha. Conta ainda com um projeto para um operador turístico direcionado a pessoas com necessidades especiais, problemas de acessibilidade e locomoção e com um movimento que inspira a mudança e ação na vida de cada pessoa.

A iniciativa vai ter o apoio de diversos colaboradores de várias empresas nacionais, que vão ser mentores dos projetos focados na inovação e empreendedorismo social e vão acompanhar as startups, proporcionando apoio ao desenvolvimento da sua atividade.

A realização destas iniciativas demonstra que existe sensibilidade e motivação para a temática social por parte das empresas. Resta às que ainda não estão recetivas, vivenciarem e experienciarem este tipo de apoios e perceberem de que forma estes projetos os podem também ajudar nos seus negócios.