Você está aqui: Página Inicial > Seminário Internacional Inovação Social > Notícias > Inovação social e tecnologia
conteúdo

Notícias

Inovação social e tecnologia

À luz da crescente importância da inovação social, este estudo analisa os conceitos teóricos, as áreas da pesquisa empírica e as tendências observáveis no campo da inovação social. Este estudo de tendências começa com uma visão geral da situação atual e das perspectivas da pesquisa de inovação sócio-científica que contribuíram grandemente para o desenvolvimento e disseminação de uma compreensão sócio-científica esclarecida da inovação.

No contexto de paradoxos e confusão nas políticas de inovação predominantes, os contornos de um novo paradigma de inovação estão se tornando visíveis e fazendo com que a inovação social cresça em importância. Isso é acompanhado por uma exploração da questão de quais são os (novos) papéis que as ciências sociais podem desempenhar na análise e modelagem da inovação social. O estudo analisa os futuros campos de pesquisas e questões de pesquisa e explora a possível contribuição que a inovação social pode oferecer no trabalho através de dilemas globais.

Ao mesmo tempo, o conceito teórico de inovação social delineado no estudo é uma condição prévia para o desenvolvimento de uma teoria integrada da inovação sócio-tecnológica em que a inovação social é mais do que um mero requisito, efeito colateral e resultado da inovação técnica. Somente levando em conta as propriedades e especificidades da inovação social é possível tornar compreensível a conexão sistêmica e a interdependência dos processos de inovação social e tecnológica.

Acesse o artigo