conteúdo

O Evento

Objetivos

Seminário Internacional que terá como ponto central a promoção do intercâmbio das experiências de aplicação de estratégias e práticas de inovação social no âmbito das políticas públicas, no Brasil e no Exterior. Em função do ineditismo do tema, o propósito desse seminário será o de sensibilizar e mobilizar representantes dos setores públicos e da sociedade para a temática, articulando esses atores para construção de ideias alinhadas aos pressupostos da Inovação Social. Além disso, o seminário pretenderá permitir o intercâmbio de informações, as melhores práticas internacionais e nacionais que contribuam para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável/ODS.

Para tanto, a Secretaria de Governo da Presidência da República toma a iniciativa de protagonizar esse evento reunindo os governos, a sociedade, a academia e representantes de diversas instituições nacionais e internacionais atuantes na temática da Inovação Social e também, para articular soluções voltadas ao aperfeiçoamento das políticas públicas em conformidade com a realidade brasileira.

 

 Motivação

As políticas públicas são implementadas por meio de um conjunto de programas, ações e atividades desenvolvidas pelos Governos, nos três níveis, com a participação efetiva do poder público, mas também de diversos segmentos da sociedade. Ainda que o Brasil tenha evoluído em anos recentes, o nível de desenvolvimento humano ainda não é satisfatório e impõe desafios, muitos dos quais voltados ao atendimento de demandas da sociedade.

Embora o Governo Federal desenvolva e coordene um enorme conjunto de políticas públicas nos mais diversos campos, com êxito em vários desses, o padrão de concepção e gestão, baseado num modelo ofertista e de expansão permanente de gastos, exauriu–se, em face das condições atuais. Sobre o poder executivo recai a responsabilidade de avaliar e repensar ininterruptamente tanto esse padrão de financiamento, como, principalmente, as estratégias para a concepção, desenvolvimento e gestão dessas políticas públicas, visando sempre maior eficiência e eficácia das mesmas. Sendo, portanto, imprescindível o contínuo processo de aprimoramento dessas políticas.

Os sucessivos governos persistem em desenvolver muitas de suas iniciativas sem considerar, no desenho e na gestão dos seus programas, a participação de atores vinculados aos mais diversos territórios e arranjos institucionais, considerando as diferenças entre esses espaços e estimulando a participação social. A Inovação Social se apresenta como uma estratégia que possibilita a ampliação, qualitativa e quantitativa, de bem–estar para os cidadãos, promovendo o desenvolvimento humano e transformando o contexto social.

 

Resultados

Para o Governo Federal é essencial conceber uma estratégia e desenvolver práticas para impulsionar o aperfeiçoamento das políticas públicas, as quais necessitam de maior aderência às demandas sociais, observando os reais interesses dos beneficiários dessas políticas nos territórios, e provocando uma maior sinergia entre Estado, Governo e Sociedade, em consequência, são esperados os seguintes resultados:

  1. Intercâmbio das práticas de inovação social no âmbito das políticas públicas, no Brasil e no Exterior;
  2. Atores sensibilizados da importância da Inovação Social para o aperfeiçoamento das políticas públicas;
  3. Desenvolvimento de uma estratégia para o aperfeiçoamento das políticas públicas pautada nos princípios da inovação social.

 

Público Alvo

Representantes dos diversos segmentos da sociedade civil, atores governamentais, especialistas, pesquisadores e representantes de diversas instituições nacionais e internacionais atuantes nas temáticas da Inovação Social e das Políticas Públicas.

 

Local e data de realização

O evento acontecerá no Instituto Serzedelo Corrêa (ISC), em Brasília/DF, nos dias 7 e 8 de março de 2018.

 

Estrutura

O evento terá a seguinte estrutura:

a)       Sessão Solene de Abertura

b)       Palestras

c)       Painéis com a temática Inovação Social

d)       Mesas redondas com exposição dos cases de inovação social – visão nacional e internacional.

e)       Exposições das práticas de inovação social (nacionais e internacionais).