Você está aqui: Página Inicial > Seminário Internacional Inovação Social > Palestrantes
conteúdo

Palestrantes

 Adriane Ferrarini.jpgAdriane Ferrarini

   Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS) em São Leopoldo (RS). Graduada e mestre em Serviço Social e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), com doutorado sanduíche no Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra/ Portugal). É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Economia Solidária (Ecosol) - diretório CNPq. Tem experiência em ensino, pesquisa, extensão universitária e consultoria nas áreas de política social e economia solidária. Seus temas de interesse acadêmico são: economia social e solidária, política social, inovação social, desenvolvimento local e epistemologias do Sul.

 

Benjamin Kumpf.jpg Benjamin Kumpf

   Profissional inovador com mais de dez anos de experiência internacional em consultoria interna e Gerenciamento de Projetos. Experiência extensiva em escaneamento do horizonte, assessoria em inovação, concepção de P & D, ensaios e desenvolvimento de novas linhas de serviço. Atua como Especialista Sênior do Escritório de Inovação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em Nova Iorque.

 

 

 

Guaptain.jpg

 Carlos Guaipatín (palestra de abertura)

   Formado em Economia pela Universidade Católica do Equador e Mestre em economia pela Universidade de Georgetown. Especialista Sênior em Ciência e Tecnologia Divisão de Competitividade e Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Possui mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento do setor privado e desde 2007 trabalha para o BID. Criou  o Laboratório de Inovação, uma plataforma onde os problemas sociais são convertidos em soluções tecnológicas de alto impacto, envolvendo especialistas e beneficiários finais no processo de inovação.

 

 

Christiane.png

Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio

   Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio é doutora em Ciências Sociais com ênfase em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRJ. É Pesquisadora  da Embrapa e a e professora permanente do programa de pós-graduação na modalidade Acadêmico em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Coordena projetos ligados a Sociologia Rural e a Transferência de tecnologias voltadas para a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) com o propósito de aumentar a adoção tecnológica visando diminuir o uso de adubos nitrogenados de origem mineral. É coordenadora do Eixo de Transferência de Tecnologias do INCT de Microrganismos Promotores de Crescimento. Coordena também o Portfólio de Inovação Social da Embrapa e é membro do Comitê Técnico do Macrogroprograma 6 (inclusão produtiva da Agricultura familiar) da Embrapa.

 

 

Henrique.jpgHenrique Villa da Costa Ferreira

Graduado em Administração, mestre em Administração e Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília - UnB (1999), com doutorado-sandwich na Duke Sanford School of Public Policy (1997/1998). Atualmente ocupa o cargo de Secretário Nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República (a partir de junho/2016). Foi assessor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - CGEE (Organização Social supervisionada pelo MCTIC - de maio de 2012 a maio de 2016). Ocupou o cargo de Diretor de Gestão de Políticas de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Regional do MI (janeiro de 2011 a março de 2012). Foi Secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional - MI (2008-2010).


 JURGENJürgen Howaldt

   Nascido em 1960, é diretor do Centro de Pesquisa Social da Universidade TU Dortmund e professor da Faculdade de Economia e Ciências Sociais. Ele é um especialista de renome internacional no campo da inovação social. Foi consultor de políticos alemães e europeus e também apresentou seu conceito de inovação social em todas as partes do mundo. Em 2011, ele foi um dos organizadores da conferência internacional "Challenge Social Innovation" em Viena.

   É membro do Science Forum Ruhr e do comitê do Waterloo Institute for Social Innovation and Resilience (Canadá); Afiliado do SIERC (Centro de Pesquisa de Inovação Social e Empreendedorismo, Massey University, Nova Zelândia); Co-fundador da Escola Europeia de Inovação Social; Especialista do Diálogo do Chanceler Federal Alemão para o Futuro; Coordenador científico do projeto de pesquisa global SI-DRIVE, financiado no âmbito do 7º Programa-Quadro da Comissão Européia. Desde 2016, é membro do Grupo de Peritos da Conferência de Reitores Alemã "Inovação e Transferência" e do conselho editorial do European Journal of Workplace Innovation.

  

 Lars Hulgard

Lars Hulgard

 Dr. Lars Hulgård, Professor de Empreendedorismo Social na Universidade Roskilde, Dinamarca e Professor Visitante no Instituto Tata de Ciências Sociais em Mumbai, Índia. Co-fundador da EMES International Research Network e presidente por seis anos entre 2010 e 2016 https://emes.net/. Em 2006, fundou o Centro de Empreendedorismo Social na RUC. Em 2013, foi nomeado para uma força-tarefa pelo Ministro de Negócios e Crescimento do governo dinamarquês para trabalhar em um novo ecossistema para empresas sociais, incluindo a apresentação de uma nova lei. A lei sobre as empresas sociais registradas foi adotada pelo Parlamento dinamarquês em junho de 2014. Entre 2014 e 2017, foi professor de meio período na Universidade do Sudeste da Noruega. Ele é um co-editor do Dr. Rocío Nogales e do Professor Jacques Defourny dos Estudos Routledge em Empresas Sociais e Inovação Social. Em 2004-05, foi o primeiro coordenador internacional da CINEFOGO-Network of Excellence, uma rede internacional interdisciplinar financiada pelo Sexto Programa-Quadro da UE. Ele é um estudioso visitante da Universidade de Harvard (2004), da Universidade da Califórnia (1998) e da Universidade de Mannheim (1992). Foi consultor de pesquisa do Ministério dinamarquês dos Assuntos Sociais entre 1990 e 1998 e ex-presidente da Associação Sociológica Dinamarquesa. É autor e co-editor de seis livros e muitos artigos nas áreas de política social, inovação social, sociedade civil e empreendimentos sociais.

 

 

Laranja.png

Manuel Duarte Mendes Monteiro Laranja

   Professor Associado com Agregação e com nomeação definitiva, Departamento de Gestão do ISEG - Lisboa School of Economics and Management, Universidade de Lisboa. Atua nas áreas de ensino de Gestão da Inovação, Empreendedorismo, Gestão Industrial, Gestão Estratégica da Tecnologia, Politicas de Ciência Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação.

 

 

rafael.jpgRafael Lucchesi

Economista, professor universitário, executivo, coordenador de missões internacionais, palestrante e conferencista, autor de artigos, capitulo de livros e coordenador de trabalhos técnicos.Diretor Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI 2011-atual, Diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria CNI 2011-atual, Diretor de Operações da Confederação Nacional da Indústria CNI 2007-2010, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo da Bahia 2003-2006, Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi IEL Bahia 1996-2002.

 

Imagem1111.jpg Robert Lukesch

   Consultor na área de desenvolvimento sustentável e gerenciamento de tarefas públicas. Desenvolvimento de estratégia, gerenciamento de redes e conhecimento em empresas, organizações e regiões. Gestão da cooperação em cooperação internacional. Pesquisador em desenvolvimento de conceitos e orientação política para inovação social e governança regional. Instrutor de equipes e executivos

 


Indiana.jpeg Swati Banerjee

     Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade de Mumbai em "Relações entre Ambiente, Qualidade de Vida e gênero das comunidades indígenas na Índia (com referência especial a Mulheres Katkari no distrito de Raigad em Maharashtra). É professora associada (e presidente fundadora) do Centro de qualidade de vida e inovação social, Escola de Trabalho Social do Instituto Tata de Ciências Sociais de Mumbai. Atualmente é também a coordenadora da Faculdade de Qualidade de Vida, RLC, TISS (uma colaboração com a Fundação de Qualidade de Vida de Estocolmo).

 

  Wanda Engel.jpg Wanda Engel 

   Diretora do Instituto Synergos. Ela tem uma longa história de liderança no setor social brasileiro, ocupou o cargo de Ministro da Assistência Social no Brasil entre 1999-2002. Ampliou as atividades para outros setores do governo nacional através do Projeto Alvorada e da Rede de Proteção Social. Responsável pela coordenação geral dos programas de transferência condicional (Bolsa Alimentação, Bolsa Escola, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Ela também coordenou a implementação do Cadastro Unico (Registro Único) de famílias pobres no Brasil. Foi chefe da Divisão de Programas Sociais no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) entre 2003 e 2006. 

   Em reconhecimento ao impacto de seu trabalho, ganhou o Prêmio Internacional 2012 no Setor Social, concedido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da ONU. Wanda Engel é Ph.D. em Educação (Pontificia Universidad Católica, Róo de Janeiro, Brasil), um MD em Educação (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil) e pós-pós-graduação em Pedagogia e Civilização (Centre International D'Etudes Pedagogiques, Sévres, França).