Você está aqui: Página Inicial > SOBRE > Articulação Social

Articulação Social

A Secretaria Nacional de Articulação Social é responsável por articular iniciativas de diálogos, participação social e relações políticas do Governo Federal com diferentes segmentos da sociedade civil. Atua no atendimento das demandas para a prevenção e resolução de conflitos sociais, além de gerir, articular e fomentar processos de participação social por meios digitais no âmbito das políticas públicas do Governo Federal.

Compete ainda à Secretaria, criar e consolidar canais de articulação nas três esferas de governo, realizar estudos de natureza político institucional e promover análises de políticas públicas e de temas relacionados às competências da Secretaria de Governo e de interesse do Presidente da República.

A Secretaria Nacional de Articulação Social é composta por quatro departamentos e um escritório especial:

 

Departamento de Relações Políticos Sociais

Tem por competência a coordenação da relação político social com atores locais na construção e precursoria da agenda presidencial e a interlocução com os movimentos sociais que se dirijam às imediações dos eventos presidenciais. Produz estudos para subsidiar sua atuação em eventos presidenciais e em projetos especiais.

Contato: 3411-3439

 

Departamento de Diálogos Sociais

Responsável por fomentar e articular o diálogo e interação entre os diferentes segmentos da sociedade civil e os órgãos governamentais nos Estados e Municípios. Atua no acolhimento das demandas sociais, sendo responsável por encaminhá-las aos órgãos competentes e monitorar sua apreciação e resposta.

Contato: 3411-5865

 

Departamento de Participação Social

Responsável por promover e acompanhar a criação e a articulação dos mecanismos e instâncias da política nacional de participação social, promovendo a participação social com os demais entes federativos. Desenvolve estudos e pesquisas sobre o tema, fomenta a integração entre os conselhos nacionais, ouvidorias e conferências, além de acompanhar a realização dos processos conferenciais.

Contato: 3411-3944

 

Departamento de Educação Popular e Mobilização Cidadã

Desenvolve processos de educação cidadã voltados para o acesso à políticas públicas, priorizando as populações vulneráveis, articula e integra as práticas de educação cidadã no âmbito do governo federal, apoia e promove processos formativos de conselheiros e agentes de participação social e atua na articulação com os movimentos sociais na área de educação cidadã com os programas sociais voltados às políticas do governo federal. Além disso, realiza estudos, pesquisas e avaliações, com indicadores e metodologias participativas sobre o tema.

Contato: 3411-2403

 

Escritório Especial em Altamira- Pará

O escritório especial em Altamira representa a Secretaria de Governo da Presidência da República e participa da implementação e acompanhamento das políticas, programas e projetos da região. Tem como objetivo auxiliar na articulação com os órgãos federais, estaduais, municipais e entidades privadas, incluindo empresas e organizações da sociedade civil além de monitorar e avaliar a implementação das ações federais constantes do Plano de Desenvolvimento Regional e Sustentável do Xingu.